UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Em quatro anos, ‘Unipar na Praça’ beneficiou mais de 30 mil pessoas

Publicado em: 17/04/2012 às 17:45

Primeira edição deste ano aconteceu no sábado na Praça Arthur Thomas. Equipes receberam os visitantes com orientações e serviços

Estudante de Odontologia orienta criança sobre a forma correta de escovar os dentes
Estudantes de Sistemas de Informações ofereceram acesso à internet
Dona Amélia Carraro, de 76 anos, foi uma das beneficiadas com a atividade
Ação social realizou mais de 900 atendimentos
Exposição de animais e insetos chamou atenção dos visitantes
Exposição de animais e insetos chamou atenção dos visitantes
Estética e Cosmética proporcionou momentos agradáveis aos visitantes
Estética e Cosmética proporcionou momentos agradáveis aos visitantes
Estética e Cosmética proporcionou momentos agradáveis aos visitantes
Os brinquedos do ‘Espaço de Lazer’ também divertiram a criançada
Os brinquedos do ‘Espaço de Lazer’ também divertiram a criançada
Os brinquedos do ‘Espaço de Lazer’ também divertiram a criançada
Os brinquedos do ‘Espaço de Lazer’ também divertiram a criançada

Em solenidade presidida pelo reitor Carlos Eduardo Garcia, a Universidade Paranaense – Unipar lançou na quinta-feira passada seu catálogo de ações institucionais multicampi, com nomes e objetivos de todos os projetos de cunho social. Entre eles está o ‘Unipar na Praça’, que tem como propósito levar à comunidade serviços que visam melhoria de qualidade de vida.

Realizado pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação) e coordenado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), o projeto está em andamento há quatro anos e tem no currículo mais de 30 mil atendimentos prestados. No sábado, 14, a primeira edição do ano foi realizada, como sempre, na Praça Arthur Thomas.

Em torno de 120 voluntários, entre estudantes e professores, atenderam os moradores que por lá passaram. O evento atraiu mais de 900 visitantes com serviços de prevenção da saúde, atividades lúdicas e recreativas.

A equipe de Enfermagem aferiu a pressão arterial e orientou sobre câncer de mama e de colo de útero, dengue e doenças sexualmente transmissíveis; Farmácia fez testes de glicemia; Odontologia ensinou formas corretas de escovação dos dentes; e Estética e Cosmética proporcionou momentos agradáveis com massagem relaxante, modelagem de sobrancelhas e maquiagem.

A turma de Biomedicina também participou realizando testes de colesterol o orientação sobre anemias; Ciências Biológicas montou exposição de insetos e animais empalhados; esclarecimento de dúvidas sobre assuntos jurídicos e sobre o código de defesa do consumidor ficou com a cargo da equipe de Direito; e quem estava com dúvidas sobre elaboração do currículo profissional pôde consultar a equipe de Administração.

O estande da Arquitetura e Urbanismo chamou a atenção com maquetes e informações sobre o projeto Casa Fácil; Medicina Veterinária, com ossos patológicos de animais; Engenharia Civil, com informações sobre o gerenciamento de resíduos da construção civil; e Ciências Contábeis tirou dúvidas sobre declaração de imposto de renda.

A equipe de Sistemas de Informação recebeu os visitantes com acesso à internet, a de Gestão Comercial explicou formas de abordagem ao cliente, a de Química Industrial orientou sobre como higienizar caixas d’água e a turma de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda animou a manhã na Praça tirando fotos dos visitantes.

O curso de Educação Física também se empenhou, divertindo a criançada com os brinquedos infláveis do projeto ‘Espaço de Lazer’ do curso de Educação Física. Uma equipe de estudantes ficou a postos o tempo todo, monitorando as brincadeiras.

Boa receptividade Dona Amélia Carraro, de 76 anos, foi uma das pessoas que recebeu atendimento e diz que já conhece a ação social. “Há três anos participo do projeto. Sempre venho com meu marido e os meus netos, que se divertem nos brinquedos. Já aferi a pressão arterial e agora vou fazer o exame de diabetes”.

“Pelo trabalho que realizamos nesses quatro anos, percebemos que esta ação social é um sucesso. Nós da Unipar nos sentimos felizes com esta receptividade tão grande; em todas as edições, a população comparece em peso para usufruir dos serviços prestados por nossas equipes”, afirmou a professora Terezinha Aguiar, chefe do DCSU.

E acrescenta: “Esse sucesso é resultado do comprometimento da Instituição para com a responsabilidade social”. A professora avisa que no decorrer do ano letivo serão realizadas mais seis edições do ‘Unipar na Praça’ (todas agendadas para o segundo sábado de maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro).

Redes sociais>