Você está aqui: Notícias > Unipar abre comemorações dos 40 anos com apresentação de projetos de ação social
Unipar abre comemorações dos 40 anos com apresentação de projetos de ação social
Publicado em: 13/04/2012 às 16:32
Cerimônia presidida pelo reitor Carlos Eduardo Garcia foi prestigiada por lideranças da cidade
Com previsão de fazer, neste ano, trezentos mil atendimentos em projetos extensionistas, a Universidade Paranaense – Unipar lançou na quinta-feira à tarde seu ‘catálogo de ações institucionais’. O evento, realizado no salão do Spazio Hotel, reuniu representantes de escolas, de órgãos de saúde e de entidades assistenciais e religiosas, de Umuarama e região.
Presidida pelo reitor Carlos Eduardo Garcia, a cerimônia foi prestigiada pelo prefeito de Umuarama, Moacir Silva, e outras lideranças da cidade. A Unipar foi representada também por diretores executivos e das unidades e coordenadores de cursos.
O catálogo apresentado expõe nomes e objetivos de todos os projetos de cunho social protocolados. Alguns já estão em pleno andamento. São projetos educativos e de prestação de serviços, que reafirmam a importância da Unipar, que já graduou mais de cinquenta mil profissionais, no contexto socioeconômico e cultural de suas áreas de influência (noroeste, extremo noroeste e oeste do Paraná).
Além desta interação com as comunidades, a Unipar enfatiza nas comemorações dos 40 anos o seu pioneirismo na promoção da Educação. A Instituição tem história ousada: nasceu como faculdade, no início dos anos de 1970, numa cidade do interior, distante dos grandes centros (fato que causava, na época, apreensão).
Mas os fundadores, o casal Neiva e Cândido Garcia, acreditaram e, ao longo dessas quatro décadas, transformaram o embrião numa das maiores universidades do Paraná. “Eles sonharam e realizaram; desenvolveram um trabalho que levou Educação para muita gente e, por isso, rendeu frutos valorosos”, destacou o reitor em seu discurso. “Por isso temos que reconhecer que a maior ação social da Unipar é exatamente esta, a de possibilitar que as pessoas, que a sociedade possam evoluir, usufruindo do poder transformador da Educação”.
“Colaborando com o crescimento e fortalecimento da economia do município, temos que destacar que a Unipar tem importância na vida de todas as famílias de Umuarama; todo cidadão umuaramense, sem dúvida, foi e está sendo beneficiado”, acrescentou Moacir Silva, dizendo ainda que registra a gratidão não só “em nome do prefeito, mas também do empresário da construção civil, que acompanhou de perto todo o impulso provocado pela Unipar”.
Em relação aos projetos de cunho social, elogiou a lista [vários são desenvolvidos em parceria com a prefeitura]: “Eles se integram às forças do município e, por isso, colaboram substancialmente para potencializar os resultados”.
Na ocasião, também foram lançadas, pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maristela de Azevedo Ribeiro, e pelo professor do curso de Farmácia, Emerson Botelho, duas cartilhas com teor educativo: uma conscientiza sobre o uso racional de medicamentos e a outra sobre doenças sexualmente transmissíveis. Ambas serão distribuídas gratuitamente para a população.
Qualidade de vida O empenho da Unipar em direcionar seus projetos para a socialização do conhecimento, com intuito maior de promover qualidade de vida, também foi focado pelos que discursaram no evento. “No desenvolvimento de nossas ações, nunca nos faltou o apoio das prefeituras, das secretarias municipais de Saúde e de tantas outras entidades que trabalham conosco na promoção do bem-estar e do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade”, enalteceu a chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), professora Terezinha Aguiar, da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), realizadora do evento. O diretor de Extensão universitária, professor Adriano Martins, destacou o papel integrador da Extensão, por se voltar às necessidades e anseios das comunidades: “É impossível falar de uma universidade socialmente responsável sem chamarmos a atenção para isso”. E o diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, acrescentou: “Neste processo, não poderemos deixar de agradecer todas as pessoas envolvidas na execução destas ações, principalmente professores e estudantes”. O chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Adalberto Rigobello, também se pronunciou: “A importância da Unipar é indiscutível; queremos cada vez mais estreitar nossas relações com todos aqueles que contribuem para que as pessoas possam alcançar seus sonhos”.