UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Engenharia Civil moldam corpos de prova de concreto

Publicado em: 13/04/2012 às 14:42

Atividade prática focou técnicas de produção e durabilidade de concretos de cimento Portland

Turma de Engenharia Civil com o coordenador do curso
Professor Marcelo Ministra aula prática de dosagem de cimento
Professor Marcelo Ministra aula prática de dosagem de cimento
No Laboratório de Materiais e Estruturas, alunos veem teoria e prática
Grupo realiza atividade com concreto de cimento Portland
Grupo realiza atividade com concreto de cimento Portland
Alunos separam o material para aula prática
Alunos separam o material para aula prática
Alunos separam o material para aula prática

Em aula prática, turma do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar estudou sobre dosagem de concreto, moldagem de corpos de prova de concreto e ensaio de compressão simples. Atividade foi realizada no Laboratório de Materiais e Estruturas.

Segundo o coordenador do curso, professor Marcelo Guimarães Ribeiro, que é responsável pela disciplina de Construção Civil e Estruturas de Concreto, o objetivo da aula foi apresentar aos alunos as técnicas de produção e avaliação de resistência e durabilidade de concretos de cimento Portland.

“O engenheiro deve estar preparado para avaliar as características técnicas de resistência e durabilidade dos concretos produzidos em suas obras”, justificou. “A partir dos resultados, o profissional terá uma importante ferramenta para tomadas de decisões quanto à qualidade de suas obras e serviços executados”, emendou.

O acadêmico Wilson Campestrini Júnior conta que a atividade oportunizou ver na prática aquilo que se aprende em sala de aula. Também favoreceu o exercício do trabalho em equipe. “Saber trabalhar em equipe é necessário em qualquer profissão”, disse.

“É fundamental estudar a teoria e depois colocar a ‘mão na massa’, literalmente, pois temos a oportunidade de aprender muito mais e temos a possibilidade de errar, o que não pode acontecer no mercado de trabalho. Quanto mais prática, embasada na teoria, menor serão as chances de erros”, pontuou.

O estudante comenta que a nota bimestral vai depender da resistência do corpo de prova que fizeram: “Acabou se tornando uma competição, já que despertou a curiosidade de como os outros grupos estavam se saindo, além da ansiedade pela espera do dia de rompimento do molde, que, acredito, toma conta de todos”.

Redes sociais>