Umuarama: Estudantes de Direito discutem o sistema prisional brasileiro
Publicado em: 13/04/2012 às 11:20
A palestra foi ministrada pela diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Fernanda Matumoto
‘O Sistema Prisional Brasileiro: Um paradoxo à dignidade da pessoa humana’ foi o tema da palestra dirigida para estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar. Ministrado pela diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Fernanda Matumoto, o tema reuniu as turmas da primeira e segunda séries da Unidade de Umuarama (em 20/03).
A palestrante falou sobre o sistema e o cenário degradante em que se encontram as cadeias e penitenciárias brasileiras. “A finalidade do sistema prisional é punir e ressocializar. No entanto, ele não tem conseguido atingir com êxito seus objetivos, uma vez que se percebe o fracasso da reincidência”, enfatizou.
As possíveis causas que levam o ser humano ao crime, as condições em que vivem os cidadãos que cumprem suas penas e a possibilidade de reinserção também foram assuntos abordados pela professora, que convidou os estudantes do terceiro ano, Ivo Galdino da Silva, Nair de Fátima Gomes e Carlos Oichi para participar dos debates que fizeram parte do evento.
Organizado pelos professores Luiz Prandi e Tatiane Machado, o encontro fez parte da atividade curricular das disciplinas de Sociologia Jurídica e Linguagem Jurídica. “Eventos como esse são de extrema importância para a formação acadêmica, porque estimulam a discussão de assuntos pertinentes, que extrapolam os conteúdos ministrados em sala de aula”, ressaltou o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani.