Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: História tem mais uma doutora no corpo docente
Francisco Beltrão: História tem mais uma doutora no corpo docente
Publicado em: 12/04/2012 às 14:50
A professora Claídes Schneider defendeu tese e recebeu título pela UFPR
A professora da Unidade de Francisco Beltrão, Claídes Rejane Schneider, defendeu tese de doutorado em História pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). O trabalho foi intitulado ‘Comida, História e Cultura nas Festas Gastronômicas de Francisco Beltrão/Pr (1996-2010)’.
Sua pesquisa versa sobre cinco festas gastronômicas realizadas no município de Francisco Beltrão: Fest Peru, da Comunidade da Água Branca; Festa Italiana, da Comunidade de Secção Jacaré; Polsky Festyn, da Comunidade de Secção Progresso; Fest Vin, da Comunidade do Km 20; e Deutschfest, da Linha Jacutinga.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Carlos Roberto Antunes dos Santos (orientador/historiador), Cecília Helm (Antropologia), Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes (Turismo), Benilde Maria Lenzi Motim (Ciências Sociais) e Juliana Reinhardt (Nutrição). A suplente da banca foi Solange Demeterco.
Ela conta que seu interesse pela história e cultura da alimentação começou há mais de dez anos e originou pesquisas para sua dissertação de mestrado, também realizado pela UFPR, sob a orientação do mesmo professor. A dissertação, defendida em 2002, abordou a ‘Festa Nacional do Boi no Rolete de Marechal Cândido Rondon’.
Para o doutorado, a professora contou com bolsa de estudo concedida pela Universidade Paranaense.