Você está aqui: Notícias > Cascavel: Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações em Cascavel
Cascavel: Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações em Cascavel
Publicado em: 12/04/2012 às 11:26
A Unipar foi parceira. Curso de Enfermagem e Hemocentro incentivaram a doação de sangue
Focando o tema ‘envelhecimento e saúde’, foi realizado em Cascavel evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense participou com o projeto de extensão ‘Na Unipar, calouro não leva trote, doa sangue’, idealizado em parceria com o Hemocentro.
O projeto, coordenado pela professora Andrea Monastier, tem por objetivo incentivar a população ao ato de doar, tendo em vista a carência de voluntários. “É imprescindível salientar que o processo de doação é seguro e lembrar que, ao mesmo tempo em que se ajuda alguém, se cuida da própria saúde. Doe sangue enquanto você tem saúde”, aconselhou a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza da Silva.
O evento foi pautado em ações de orientação, prevenção e entretenimento. Na lista de serviços constaram aferição da pressão arterial, teste rápido de glicose, escovação supervisionada, teste de visão, dicas de alimentação saudável, esclarecimentos sobre doenças bucais e oculares.
A população também foi contemplada com ginástica laboral e atendimentos de estética e beleza. Houve palestras educativas, recolhimento de resíduos eletrônicos e orientação para o uso da energia elétrica, entre outras ações. E para as crianças, contação de histórias, recreação e pintura facial.
A promoção foi da Amic. Segundo o presidente, Carlos Martini, é fundamental facilitar o acesso da população às informações de saúde, trabalhando principalmente com a prevenção. “Sem os parceiros não aconteceria o evento. Agradecemos a todos e, também, a imprensa”.
Milhares de pessoas foram atendidas. Para a dona Maria de Lourdes Missura, a iniciativa é elogiável, pois torna-se um momento em que as pessoas param para avaliar a saúde e ter conhecimento sobre as doenças. “Faço tratamento médico e tomo mais de duzentos remédios por mês”, contou, reconhecendo a importância da prevenção.
A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, e o coordenador do curso de Biomedicina, professor Ricardo Abrão, acompanharam o evento, que teve o apoio da Secretaria de Saúde. A participação da Unipar aconteceu via Prove (Programa de Valorização da Educação).