UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professora lança 2ª edição de ‘Ensaios de Bioética e Direito’

Publicado em: 04/04/2012 às 15:12

Tereza Rodrigues Vieira, pesquisadora da Unipar, é autora de outros três livros sobre o tema

A professora doutora Tereza Rodrigues e os ex-alunos da Unipar que colaboram na obra

Dividir com a comunidade os resultados de pesquisas, aumentando as chances das pessoas terem acesso ao conhecimento produzido no meio acadêmico. Este é um dos fatores que levam os professores da Universidade Paranaense – Unipar a publicar livros.

A segunda edição de ‘Ensaios de Bioética e Direito’, da professora doutora Tereza Rodrigues Vieira, é um dos mais recentes. O livro saiu pela Editora Consulex. Ainda não foi lançado oficialmente (o que será feito ainda este mês), mas já está à venda. A 1ª edição foi lançada em São Paulo, em abril de 2009.

A autora ministra aula na graduação de Direito e na pós-graduação da Unipar (em cursos de especialização e no mestrado em Direito Processual e Cidadania). Motivar as pessoas a refletir sobre os conflitos éticos da vida foi o principal objetivo dela ao dedicar horas e horas ao projeto. “O suicídio, castração química, pedofilia, reprodução assistida, relativismo cultural são alguns dos temas que precisam ser amplamente discutidos por todos”, defende.

A professora atenta ao fato de os experimentos da ciência terem aumentado extraordinariamente, com muito aprimoramento, principalmente no campo da genética: “O progresso tecnológico é fascinante, mas é necessário construirmos um caminho seguro e equilibrado para atender aos novos desafios no domínio vasto da biomedicina”.

Ex-alunos da Unipar, dos cursos de Direito e Psicologia, auxiliaram a professora. “Foi um prazer enorme revê-los, multiplicado ao saber que todos hoje estão bem encaminhados profissionalmente”, comentou a professora, que é consultora da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/Federal, entidade responsável pela elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual (que rege os direitos à população LGBT).

Redes sociais>