UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Qualidade da água e recursos naturais são temas de pesquisas

Publicado em: 30/03/2012 às 11:50

Desenvolvidas por estudantes do curso de Gestão Ambiental, as atividades já começaram

Grupo colhe amostras da água do rio Capivari
Grupo colhe amostras da água do rio Capivari
Grupo colhe amostras da água do rio Capivari
Aparelho de GPS foi usado para coleta das amostras

Ensino, pesquisa e extensão. Esses são os três caminhos que regem os trabalhos desenvolvidos na Universidade Paranaense – UNIPAR. Atividades de cunho científico e social são realizadas no intuito de estimular o debate e a produção do conhecimento. Para isso, a Instituição investe em programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica).

Nesses programas, os estudantes, sob orientação de professores, podem participar de pesquisas ligadas às suas futuras áreas de atuação. Na Unidade de Guaíra, o curso de Gestão Ambiental já começou com as atividades de dois projetos de pesquisas: ‘Qualidade da água em afluentes da microbacia hidrográfica do rio Capivari/PR e sua relação com a ação antrópica’ e ‘Geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado na gestão ambiental de recursos naturais’.

Nas atividades estão envolvidos cinco estudantes e um ex-aluno, orientados pelas professoras Gisieli Kramer e Rosiley Pacheco, coordenadora do curso. Para análise da água, o grupo colheu amostras em quatro pontos da microbacia do rio Capivari utilizando aparelho de GPS, sensoriamento remoto, kit de água doce e turbidímetro digital.

A finalidade das pesquisas, segundo a coordenadora, é monitorar os recursos naturais da superfície terrestre e comparar os dados obtidos na análise da água com a ação antrópica do sistema hídrico do rio.

“É uma linha de pesquisa que proporciona aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolver estudos importantes da região, os quais influenciam na formação educacional, científica e ética”, ressalta a coordenadora.

Redes sociais>