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NOTÍCIA

Cascavel: Calouros assistem à palestra sobre ética, estudo e vida profissional

Publicado em: 08/03/2012 às 11:00

Objetivo foi desenvolver atitudes, valores e compromissos éticos que façam a diferença na formação

Com a palavra o professor Jefferson Antunes
Com a palavra o professor Maurício Schneider
A diretora, professora Débora Venturin, fez a abertura
Estudantes aplaudem palestrantes
Professores prestigiam evento com suas turmas
Calouros de todos os cursos prestigiaram palestra

Para motivar calouros e conscientizar sobre o privilégio que a nova geração tem de poder estudar, a Universidade Paranaense – Unipar, via Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), promoveu palestra de recepção com um toque de Stand Up Comedy. O tema ‘Ética, estudo e vida profissional’ foi abordado pelos professores Jefferson Antunes e Maurício Schneider.

“Parabéns pela iniciativa de fazerem um curso superior. Valorizem essa oportunidade”, disseram. O foco do bate-papo foi o significado do comprometimento com o estudo para a carreira, partindo do pressuposto que o bom aluno será um bom profissional. Também pontuaram o valor que a educação tem para o fomento da cidadania e posicionamento no mercado de trabalho.

“Estudar pra quê?”, questionou Schneider, apresentando dois importantes motivos. Conforme explicou, estudo gera conhecimento/ cidadania/direitos/inserção = resultado social, ou, ainda, gera conhecimento/saber/qualificação/renda = resultado econômico. Também afirmou que não existe melhor ou pior entre escola pública e privada, o que conta é o aluno saber usar de forma conveniente os recursos e tecnologias disponíveis.

No diálogo foram trabalhadas dicas de como se portar, sabendo responder às exigências corporativas e vencer a concorrência. “Não só o título é garantia de um bom emprego, mas sua postura ética e profissional que começa já na universidade, além dos diferenciais de qualificação”, destaca Antunes.

Schneider fez um aparato histórico, falando da educação desde os primórdios, com os jesuítas na catequização dos índios, passando pela colonização e ensino no período da corte inglesa, com a criação da biblioteca real. O destaque foi para a adoção da pesquisa científica no Brasil, com Getúlio Vargas, quando, segundo o historiador, a educação teve grande avanço, mesmo a escola tendo função política.

No discurso, foi apontada ainda a questão das gerações: “O que você quer é diferente daquilo que seus pais pretendiam e do que esperam”. O objetivo foi mostrar que há diferenças de sonhos e de possibilidades entre uma época e outra.

A abordagem sobre o “uso excessivo das tecnologias em sala de aula”, a chamada ‘cultura do bar’ e o “comprometimento dos acadêmicos com os estudos em busca de uma profissão” gerou a reflexão de que a vida e o sucesso profissional iniciam-se por meio da postura ética e atitudes que demonstram o devido respeito por si próprio e pelos mediadores desta formação.

A coordenadora setorial do Piae, Flávia Adada, ressalta que ao propor o tema o objetivo foi ir além dos conteúdos necessários em cada área, desenvolvendo também atitudes, valores e compromissos éticos que fortaleçam o exercício da cidadania e façam a diferença na formação de qualidade.

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