Recepção Acadêmica: Estudantes são recebidos com atividades culturais
Publicado em: 07/03/2012 às 16:46
Em todas as Unidades, atividades são realizadas para dar as boas-vindas aos veteranos e calouros
A Universidade Paranaense – Unipar começou mais um ano letivo com muito entusiasmo. Estudantes matriculados em mais de setenta cursos de graduação nas sete Unidades da Instituição foram recebidos com atividades festivas, organizadas pelas equipes do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e das diretorias de Unidades. Confira os principais eventos.
Em Umuarama
Recepcionados pelo diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, os calouros começaram o ano fazendo um tour pelos laboratórios, clínicas, bibliotecas e outros ambientes especiais da Unipar. Entre várias atividades, participaram de Culto Ecumênico e de palestra de motivação, no teatro principal da Unipar. Duas atividades que fazem parte da Recepção Acadêmica continuam: Trote Solidário (doação de produtos de higiene pessoal para serem doados à Casa de Apoio do hospital do câncer) e campanha de doação de sangue. Alguns cursos promoveram atividades paralelas. Depois de serem apresentados aos professores, os calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma gincana, que teve como objetivo promover integração e avaliar as turmas em relação a conhecimentos gerais sobre a área. O curso de Enfermagem também preparou uma recepção especial: a noite começou com uma benção ecumênica e exibição de vídeo do curso e terminou com distribuição de brindes e coquetel de confraternização. As turmas de Serviço Social, em clima de muita alegria, participaram de um exercício sobre potencial comunicativo e assistiram a vídeos sobre o curso e a profissão.
Em Cianorte
O diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, junto com coordenadores, professores, funcionários e equipes do Prove (Programa de Valorização da Educação) e Piae (Programa Institucional de Apoio ao Estudante), recepcionaram veteranos e calouros, que foram levados para conhecer a estrutura da Unidade. Informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão foram repassadas pelos docentes. O clima de boas-vindas foi animado com músicas ao vivo no estilo rock e MPB, apresentadas pelos veteranos. Dança também não faltou; a ‘Cia Unipar de Danças’ realizou apresentações artísticas nos mais variados ritmos. O grupo Mega Ginga também se apresentou e deu uma canja com números de Hip Hop.
Em Guaíra
A volta às aulas na Unidade foi com muita animação. Depois de fazer um tour para conhecer os ambientes especiais da Unipar, os novos alunos se reuniram no anfiteatro, onde foram receberam as boas-vindas da diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, e dos coordenadores, professores e funcionários. Em seguida, os coordenadores repassaram informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão. A noite terminou com o som descontraído da banda Salto 14. Na ocasião, estudantes do curso de Enfermagem distribuíram preservativos e folders explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Em Cascavel
Momento de descontração foi promovido em Cascavel durante show ao vivo com a banda Madame Lu, realizado no hall de entrada. Dando as boas-vindas, a diretora da Unidade, professora Débora Venturin, incentivou os alunos a participar dos programas de iniciação científica e artística oferecidos pela Instituição, como bolsistas ou voluntários. Para estimular a solidariedade, foi lançada a campanha ‘Na Unipar, calouro não leva trote, doa sangue’, idealizada pelo curso de Enfermagem. A assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini, ministrou palestra sobre os requisitos para ser doador. [As coletas já foram feitas, mas se ainda houver interesse o voluntário deve procurar ao Hemocentro, localizado atrás do Hospital Universitário, portando documento com foto.] No cronograma seguiram, ainda, tour pelo Câmpus para conhecerem a Universidade em que estão ingressando, visita à biblioteca, aos laboratórios de informática, à secretaria acadêmica e outros ambientes especiais; e campanha de arrecadação de alimentos para famílias de pacientes da Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer).
Em Francisco Beltrão
A recepção acadêmica foi marcada por muita integração. O Musical Tom Maior, projeto Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística) da Unipar, animou a chegada dos estudantes, tocando e cantando vários estilos. O diretor da Unidade, professor Claudemir José de Souza, deu boas-vindas, apresentando os projetos mais importantes da Instituição. Para os ingressantes foram apresentados os coordenadores de cursos e colaboradores dos setores - Secretaria Acadêmica, Tesoureiro, Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Prove (Programa de Valorização da Educação), biblioteca, entre outros. Já o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética preparou atividades diferenciadas. A coordenadora, professora Evellyn Cláudia Wietzikoski, realizou aula dinâmica para apresentar o funcionamento do curso, infraestrutura e disciplinas que terão ao logo dos quatro anos, além de vídeo com projetos e eventos realizados por acadêmicas em anos anteriores. As acadêmicas fizeram um tour pela Universidade, conhecendo laboratórios específicos do curso e o Centro de Estética, apresentado pela responsável técnica, Juliana Pelissari Marchi.