UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Administração participa de Congresso Mundial de Ergonomia

Publicado em: 07/03/2012 às 15:27

Em Recife, professora e egressa do curso de Educação Física apresentaram estudo sobre o tema

Professora Nicéia e o conferencista Kazutaka Kogi
Evento reuniu professores e profissionais de vários países
Professora Nicéia e a egressa Bruna Costa

A Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Umuarama, marcou presença no 18º Word Congresson Ergonomics (Congresso Mundial de Ergonomia), organizado pela Associação Internacional de Ergonomia (IEA), União da Sociedade Latino-Americana de Ergonomia (ULAERGO) e Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), em Recife (entre 12 e 16/02).

A Instituição foi representada pela professora Nicéia Selete, do curso de graduação em Administração, e pela egressa do curso de Educação Física, Bruna Costa, que apresentaram estudo desenvolvido em Umuarama sobre o tema. Elas pesquisaram e analisaram fatores ambientais que afetam a qualidade de vida dos professores da rede pública estadual de Umuarama.

As pesquisadoras, especialistas em Ergonomia pela Unipar, alegam que qualidade de vida é um tema importante para todos os trabalhadores e por isso resolveram se concentrar no assunto. “É importante, pois, por meio de cuidados preventivos com a saúde física, mental e emocional dos funcionários, as organizações cumprem com sua responsabilidade produtiva e social”, diz Nicéia Selete. Aplicando a metodologia Maslach Burnout Inventory, as pesquisadoras abordaram cerca de 100 professores da rede pública.

No evento, a professora e a egressa também participaram de palestras e workshops, ministrados por importantes nomes, como Kazutaka Kogi, Daniela Colombini e Enrico Occhipin. “O evento foi uma forma de expandir culturas e adquirir novos conhecimentos; a apresentação do trabalho em outro idioma [em inglês] foi um desafio que enfrentamos com prazer”, conta Bruna Costa.

“Foi uma experiência ímpar; havia pesquisadores e representantes do mundo todo, o que gerou a oportunidade de uma grande troca de experiências”, acrescenta Nicéia Selete, que recebeu apoio financeiro para a viagem do PCD (Programa de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>