Você está aqui: Notícias > Recepção Acadêmica: Palestra de motivação reúne estudantes das primeiras séries
Recepção Acadêmica: Palestra de motivação reúne estudantes das primeiras séries
Publicado em: 02/03/2012 às 15:50
Evento trouxe de Curitiba o professor João Carlos de Oliveira para falar sobre o poder das pessoas
Na noite de quarta-feira, o público lotou o teatro Neiva Pavan Machado Garcia para a palestra motivacional que fez parte das ações de Recepção Acadêmica da Universidade Paranaense – Unipar. Aproximadamente mil espectadores, entre estudantes de primeira série de todos os cursos do Câmpus-Sede e professores prestigiaram.
O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, abriu o evento. Em seu pronunciamento, chamou a atenção para a importância desse momento de integração entre alunos novos e universidade: “A Unipar tem um número expressivo de estudantes novos ingressando; o objetivo dessas ações é uni-los, para dizer que não estão sós, para dizer que vão encontrar nos espaços acadêmicos companheirismo e, acima de tudo, uma Universidade a olhar por todos”.
O diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, também discursou. Ele esclareceu sobre os grandes projetos da Unipar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária e os programas institucionais que beneficiam diretamente o alunado. “A todos cabe a motivação para sempre buscar mais conhecimentos, para serem persistentes em seus objetivos. Percalços existem em todos os setores e em todas as atividades humanas; no entanto, espelhem-se em seus mestres, estabeleçam planejamentos, idealizem objetivos e tentem alcançá-los”, aconselhou.
O palestrante da noite, João Carlos de Oliveira, focou o poder que exercemos sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Intercalando conhecimentos e dicas, por quase duas horas, ele interagiu com a plateia, arrancando risos, gritos e muitos aplausos. “Neste momento, o que o público universitário precisa é de verdades; ele precisa conhecer a realidade, enfrentar as adversidades. As teorias, encontra na universidade, mas tem que se valer das próprias ferramentas para se apaixonar por aquilo que escolheu”.
Organizadas pelo Piae (Programa Institucional de Apoio ao Estudante), as ações de Recepção Acadêmica incluem também o Trote Solidário, uma campanha que está em andamento, arrecadando produtos de higiene pessoal para beneficiar a Casa de Apoio do Hospital do Câncer (Uopeccan/Umuarama). “Já recebemos um volume bem significativo”, orgulha-se a coordenadora do Piae, professora Ana Paula Cruz.
Ela também chama a atenção para outra campanha que está em fase de organização: a de doação de sangue, promovida em parceria com o Hemonúcleo de Umuarama. Estudantes de todos os cursos serão convidados para participar.
Sobre a palestra, a coordenadora diz que cumpriu todos os objetivos. “Tivemos o teatro lotado; a plateia mostrou um comportamento exemplar, participando com empolgação de todos os ‘exercícios’ propostos pelo palestrante. Foi bonito de ver!”. Ela elogiou também a performance do Coro Unipar, que abrilhantou o evento. O projeto, coordenado pela Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar, reapresentou o espetáculo “Nos tempos da brilhantina”.
Trote solidário / Unipar Umuarama – Participe
O que doar? Fralda geriátrica, fralda infantil tamanho G, pente e escova de cabelo, xampu e condicionador, pasta e escova de dentes e sabonete. Até quando? Até o próximo dia 16. Onde? Câmpus I – PAE, Clinica Odontológica, Biblioteca, das 7h30 às 21h // Câmpus III – Secretarias de Coordenação de Curso e Biblioteca, das 18h30 às 22h.
Doação de sangue Câmpus I – dia 27, no laboratório de semiologia do curso de Enfermagem // Câmpus III, dia 28, no laboratório de Avaliação Física do curso de Educação Física.