UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Engenharia Civil assistem à palestra sobre obras portuárias

Publicado em: 29/02/2012 às 17:21

O palestrante Fernando Lima fez uma relação do tema com o crescimento econômico do país

O engenheiro Fernando Lima
A estudante Vanda Zago (à direita) atenta às informações do palestrante
O tema prendeu a atenção dos participantes

No intuito de fornecer mais conhecimentos para a bagagem de conhecimentos dos estudantes, o curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu a palestra ‘Fundações Profundas em Obras Portuárias’. O tema foi ministrado pelo engenheiro de São Paulo, Fernando Lima (em 16/02).

O evento teve incentivo do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências da Unipar. A diretora da pasta, professora Giani Colauto, acompanhou. O tema é o primeiro do ciclo de palestras da graduação, programado para o ano letivo.

O palestrante começou falando da importância dos portos para o crescimento econômico de uma nação. ”O mundo hoje vive em função do transporte e o porto é um instrumento fundamental para o deslocamento barato da produção de um país para o outro. Precisamos de portos e navios com grande capacidade, do contrário, teremos sérios problemas econômicos”.

Quanto à situação do setor no Brasil, ele fez uma avaliação positiva. “Estamos construindo portos cuja infraestrutura permite uma maior eficiência operacional na produtividade, fazendo com que a receita do país cresça junto”.

O especialista também destacou a demanda do setor para o profissional de engenharia civil. “Nós temos portos em construção com capacidade para 15 mil engenheiros, os quais, depois de prontos, vão demandar mais de 30 mil empregos diretos”.

Para a estudante Vanda Zago, a iniciativa foi importante porque gerou a oportunidade de colocar os acadêmicos em contato com um profissional experiente: “Ele trouxe informações preciosas que iremos utilizar durante e após nossa formação”.

Para o coordenador do curso, professor Everlei Câmara, a proposta era mesmo a de colocar os alunos em contato com informações de uma área emergente, no país: “Essa palestra vem complementar as teorias abordadas em sala de aula com um assunto de extrema importância para a formação de nossos estudantes”.

Redes sociais>