UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Inscrições abertas para a escolinha de ginástica rítmica

Publicado em: 17/02/2012 às 18:00

Projeto de cunho social do curso de Educação Física recebe meninas com mais de cinco anos de idade

Lorena Crivelaro: ‘promessa’ da equipe da Unipar
Lorena Crivelaro: mais de quarenta títulos, entre eles, trinta medalhas de ouro
Lorena e a professora Ligia: incentivo e treino acirrado
Gláucia Oliveira e a professora Ligia: parceria gera ações bem-sucedidas
A monitora Mônica Pizaia e as meninas do Centro de Treinamento (pré-equipe)
A técnica Caroline Bretas e as meninas do Centro de Treinamento (equipe de competição)
A técnica Caroline em aula: dedicação intensa para bons resultados

Com o objetivo de estimular a prática do esporte para melhoria da qualidade de vida, a Universidade Paranaense – Unipar investe há mais de dez anos no projeto Oficina de Ginástica. Anualmente, centenas de meninas de vários bairros de Umuarama participam. As aulas são ministradas por estudantes de Educação Física, com supervisão da coordenadora do projeto, professora doutora Ligia Gonçalves.

Ela e sua equipe já se empenham nos preparativos para a retomada dos trabalhos. Neste ano, a intenção é investir em novas ideias para reforçar ainda mais o projeto, que figura entre os mais concorridos da extensão universitária da Unipar. Manter o que vem dando certo, também faz parte dos planos da coordenação.

Pelos bons resultados, a equipe quer continuar com os polos de GR, desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Um deles faz sucesso, há quatro anos, na Escola Municipal Tempo Integral. “Temos planos para levar, este ano, a escolinha também para o Malba Tahan e para o Centro de Juventude”, diz a professora.

A intenção é aproveitar o potencial dos estudantes de Educação Física para difundir esta modalidade, contemplando um número maior de crianças. “Assim, a GR vai além dos muros da Unipar, promovendo saúde, integração e socialização de conhecimentos”, ressalta a professora, lembrando que, com esta estratégia, o projeto conseguiu alcançar, em 2011, cerca de quatrocentas crianças.

Com incentivo do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitários) e da coordenação do curso de Educação Física, a GR na Unipar se empenha também para competições. As meninas que se destacam na escolinha (ou na Oficina de Ginástica) são convidadas para integrar o Centro de Treinamento de GR da Unipar, que vem somando, ao longo dos últimos dez anos, excelentes resultados, em torneios estaduais e nacionais.

“Já tivemos aluna na Seleção Brasileira de GR”, lembra Lígia. Ela se refere à Ana Paula de Alencar, que atualmente brilha na trupe do Beto Carrero World, em Santa Catarina. “Nossa promessa agora se chama Lorena Crivelaro”, avisa.

A menina de 12 anos, que mora no bairro Vitória Régia e estuda no Bento Mossurunga, treina todos os dias para se aprimorar. “Não me canso, porque gosto muito”, exclama, contando que tem muitas medalhas: 30 de ouro, 12 de prata e 1 de bronze, mais duas de um 5º e um 6º lugares e mais dois troféus (um de 1º lugar, outro de 2º).

Ou seja, todo campeonato que disputou, trouxe títulos para Umuarama. E cita o mais importante: o Campeonato Paranaense Pré-Infantil de 2008, quando conquistou todas as medalhas de 1º lugar, na categoria dela. Em termos de importância de presença, aponta os dois brasileiros, que, apesar da alta competitividade, foi premiada em ambos.

Além das atividades de rotina (nas aulas), as alunas da escolinha são levadas a participar de eventos de integração e de exibição das habilidades desenvolvidas, como o Festival de Inverno, realizado em julho, e o arrojado espetáculo do final de ano, ambos muito aguardados. À frente do projeto, junto com a professora Ligia, estão a estudante Mônica Pizaia, que atua como monitora, e a técnica Caroline Bretas, graduada em Educação Física pela Unipar.

Associação e Secretaria de Esportes Na retaguarda, tanto da escolinha de ginástica rítmica, quanto do centro de treinamento está a AGRU (Associação de Ginástica Rítmica de Umuarama). Segundo a presidente, Gláucia Oliveira, a entidade foi criada em 2004 para arrebanhar patrocinadores. Ela diz que, considerando que muitas meninas são de família de baixa renda, o trabalho da AGRU torna-se imprescindível: “Além de irmos em busca de empresas apoiadoras, realizamos bingo, rifa, jantar e outros eventos para arrecadar o dinheiro que gastamos em viagens, na compra de material importado para competições e no salário de uma monitora, contratada para auxiliar as treinadoras”, informa a presidente. Ela e todos os integrantes da Agru (pais e mães de alunas de GR) agora se esforçam para usufruir dos benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. “Faremos de tudo para conseguir, pois o esporte está sendo muito bom para nossas crianças”, diz. Também na contrapartida está a Secretaria Municipal de Esportes, que colabora com os gastos extras do projeto. “É uma grande aliada; somos muito gratos com todo o apoio que vem nos dando”, exclama.

Inscrições A escolinha de ginástica rítmica da Unipar abre vagas para meninas com mais de cinco anos de idade. As aulas começam no dia 13 do mês que vem, com novidade: atividades circenses. Serão realizadas às segundas e às quartas, das 17h30 às 18h30, no ginásio do Câmpus-Sede (atrás do Colégio Isa Mesquita), onde as inscrições estão sendo recebidas, no período da tarde.

Redes sociais>