Educação a Distancia: Curso de Filosofia é novidade no processo seletivo
Publicado em: 10/02/2012 às 17:31
Gestão Comercial, Marketing e História completam a lista. Inscrições estão abertas
Com o slogan ‘Um mundo de informações ao seu alcance’, a Universidade Paranaense – Unipar anuncia mais um processo seletivo na modalidade EAD (Educação a Distância). Neste ano, os candidatos têm quatro opções: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, História (Licenciatura) e uma novidade, o curso de Filosofia (Licenciatura). As inscrições seguem até o próximo dia 22.
Segundo os coordenadores, o curso de Filosofia é oportuno. Com duração de três anos, chega com a missão de habilitar o licenciado para a prática da docência no ensino médio, capacitando-o para a compreensão do significado dos problemas filosóficos.
“Outra meta do projeto pedagógico do curso é apresentar as tradições de pesquisas clássicas na história da filosofia, compreendendo a contribuição específica da Filosofia no que diz respeito aos problemas da realidade social na qual estamos inseridos. As áreas de atuação incluem instituições de ensino públicas e privadas e assessoria para empresas e entidades não-governamentais”, explica a coordenadora pedagógica da EAD, professora Vivianne Pires Simões.
“A obrigatoriedade do ensino da Filosofia no ensino médio abriu espaço para a atuação de muitos profissionais no magistério. No entanto, existe uma carência muito grande de professores nessa área”, ressalta.
Credenciada pelo MEC desde 2007 para ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, a Unipar colabora, com este investimento, para a ampliação do número de vagas no ensino superior. “No Brasil, a EAD está em ritmo contínuo de expansão. De 2010 para 2011, o índice passou dos 300%; temos que acompanhar esta evolução”, observa a coordenadora.
Ela destaca também a preocupação da Unipar com a qualidade deste ensino que oferece: “Temos como diferencial as ferramentas tecnológicas de alto nível, além de bons professores, bons laboratórios e bibliotecas à disposição de nossos alunos”. Durante o curso, os alunos participam de atividades presenciais (geralmente aos sábados, quando promovem seminários para debater os conhecimentos estudados), atividades de tutoria (quando o tutor orienta, atende consultas, dirige o estudo e acompanha o desenvolvimento de cada um) e das atividades de autoestudo (leitura e execução dos exercícios propostos pelo material didático).
A prova para o processo seletivo, que consiste em uma redação, acontece dia 25 de fevereiro, às 14 horas. De acordo com a legislação do MEC (Ministério da Educação), os candidatos que já possuem diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, não precisam fazer a prova. É só efetivar a matrícula.
Mais informações podem ser obtidas neste site (no link EAD), onde os vestibulandos encontram o edital, manual do candidato e informações sobre os cursos oferecidos, ou pelo telefone (44) 3621-3870.