Você está aqui: Notícias > Celso Antunes surpreendeu no palco do teatrão
Celso Antunes surpreendeu no palco do teatrão
Publicado em: 03/02/2012 às 11:48
A convite da Unipar, o especialista falou sobre a influência dos meios eletrônicos na educação
Para marcar a abertura de seu ano letivo, a Universidade Paranaense promoveu palestra com um dos conferencistas mais categóricos do Brasil, o especialista e mestre em Educação pela USP, Celso Antunes. Na quarta-feira à noite, durante duas horas, ele falou sobre as influências dos meios eletrônicos na Educação e reafirmou o quanto é indispensável o diálogo entre professor e aluno para a eficiência no processo ensino-aprendizagem.
Autor de quase duzentos livros sobre o tema, muitos traduzidos em vários países, Antunes não só surpreendeu no conhecimento e na capacidade de comunicar, como também pela simpatia e performance de palco. Aos 74 anos, mostrou que tem muita energia e entusiasmo, principalmente quando o assunto em destaque é o valor do professor.
“Quanto vale a pessoa que planta amanhãs, que planta esperança?”, questionava, deixando claro, entre citações de diversas experiências, que a resposta é “imensurável”. “Por trás de todo profissional está a alma de um professor”, destacou. Comparando métodos antigos e atuais, levou a plateia a refletir sobre a necessidade de nos adequarmos às novas realidades.
“Estamos vivendo o fim de uma era: o fim da letra cursiva, o fim dos livros de papel, o fim da conversa ao vivo. Temos que, urgentemente, desenvolver novas metodologias para enfrentarmos estas mudanças de tão grande impacto, mas nunca esquecer que a base de tudo continua sendo o diálogo”, aconselhou Antunes, que veio a Umuarama especialmente para ministrar a palestra.
Organizado pelo Pró-Magíster, o evento aconteceu no teatro Neiva Pavan Machado Garcia e reuniu professores das sete Unidades da Unipar e representantes das escolas das redes municipal e estadual. O Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento, enaltecendo a oportunidade de “podermos desfrutar da sabedoria de tão ilustre personalidade”. “Celso Antunes nos honra com a presença; poder ouvi-lo é poder admirá-lo ainda mais. Posso dizer que o legado desta palestra é de extrema importância para todos nós da Unipar, que estamos imbuídos constantemente no processo do bem educar”.
Na abertura da palestra, também fez uso da palavra o diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos. Em seguida, duas homenagens foram prestadas ao palestrante: a declamação de uma poesia de sua autoria, pelas professoras Cacilda Zafaneli, coordenadora multicampi do Pró-Magíster, e professora Sônia Moro (mestre de cerimônia), e a apresentação de esquetes, com base na obra de Antunes. Dirigidos pela professora Solmara Castelo Branco de Oliveira, a peça reuniu os acadêmicos Rafael Catarini, Amanda Boleta e Meirieli Santos.
Entre os convidados especiais estavam o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Adalberto Carlos Rigobello, a secretária municipal de Educação, professora Elisângela Pierin, e a gerente do Sesc, Mauriza Gonçalves de Lima.