UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Sistemas de Informação promove aperfeiçoamento técnico-científico

Publicado em: 06/01/2012 às 17:30

Com atividades práticas, estudantes buscam soluções de problemas reais em informática

Após as atividades, estudantes defendem trabalhos perante banca
Após as atividades, estudantes defendem trabalhos perante banca
Após as atividades, estudantes defendem trabalhos perante banca
Após as atividades, estudantes defendem trabalhos perante banca

Afim de proporcionar o desenvolvimento no âmbito pessoal, social, humano e cultural de seus estudantes, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, desenvolve a disciplina de Estágio Supervisionado em Sistemas de Informação II.

Sob coordenação da professora Késsia da Costa Marchi, os formandos são desafiados a buscarem, na prática, soluções de problemas reais em informática. Segundo a docente, este é um meio de proporcionar experiência prática e aperfeiçoamento técnico-científico na área.

“A realização dos trabalhos de estágio, seja ele, pesquisa científica ou desenvolvimento de software realizando um projeto técnico científico, auxilia a Universidade no cumprimento de seu papel com contribuições para a comunidade”, enaltece a docente.

Durante o ano letivo de 2011, os formandos desenvolveram 26 pesquisas científicas nas áreas de computação em nuvens, seguranças de computadores, redes sociais, educação a distância, robótica, computação móvel, banco de dados, realidade virtual, entre outras. “Todas resultando em trabalhos com contribuições significativas para a comunidade acadêmica e comercial”, destaca Marchi.

Além de pesquisas, também foram desenvolvidos projetos técnico-científicos com o desenvolvimento de softwares que atendem necessidades específicas de vinte e três empresas.

Os softwares foram desenvolvidos para diversas áreas de aplicação, como gerenciamento comercial e industrial, comércio eletrônico para ambientes web e dispositivos móveis, como o IPad, clínicas odontológicas, casas lotéricas, sistemas agropecuários, academias esportivas, restaurantes e pizzarias, entre outros.

Após o desenvolvimento, os graduandos defenderam seus trabalhos perante banca presidida pelos orientadores dos trabalhos, com participação dos professores do curso como avaliadores. Estudantes, amigos, familiares, representantes das empresas beneficiadas e alunos do Instituto Federal do Paraná, também prestigiaram.

A professora explica que a defesa do estágio em banca avaliadora é um dos requisitos cobrados para a obtenção do grau de bacharel em Sistemas de Informação. “Esta atividade é de extrema importância para a vida profissional dos futuros bacharéis, pois, pelo fato de falar em público, permiti o aprimoramento profissional para atuações como reuniões, apresentações de trabalho ou projetos, entre outros”.

Redes sociais>