Você está aqui: Notícias > Cascavel: Companhia de Teatro Hierofânico obteve êxito em 2011
Cascavel: Companhia de Teatro Hierofânico obteve êxito em 2011
Publicado em: 30/12/2011 às 14:23
Com peças de cunho histórico e social, grupo interagiu com a sociedade e se prepara para 2012
O teatro, a música, a dança... as artes de forma geral são imprescindíveis na formação de todos os homens. Desde os primórdios da história humana, tiveram a necessidade de expressar sua cultura, através das várias manifestações. Reafirmando a importância destes aspectos, a Companhia de Teatro Hierofânico da Unipar busca participar e interagir intensamente com a comunidade através das produções teatrais de cunho histórico e social.
O grupo é coordenado pelo professor Leodefane Bispo e tem como integrantes os acadêmicos Alisson Ferreira e Marcos Lunard, do curso de Administração; Izabel Bertol e Anne Caroline de Almeida, de Psicologia; e Dalvana Fernandes, de História. Todos selecionados pelo Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).
A Cia também tem atores voluntários, que tiveram expressiva participação em diversos eventos ao longo de 2011. Em maio aconteceu a Semana de Museus em Cascavel, evento produzido pela Secretaria da Cultura, em parceria com o curso de História da Unipar. O público que ocupou o auditório do Centro Cultural Gilberto Mayer pôde conhecer um pouco da história e da colonização de Cascavel com a encenação da peça ‘Memória e história de Cascavel’.
O Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) programou, no mês de maio, homenagem às mães, convidando o grupo para abrilhantar o evento com uma comédia de stand up, que contagiou mães e acadêmicos presentes no anfiteatro da Unidade Universitária. O personagem Carlitos, de Charles Chaplin, foi o escolhido para, em agosto, homenagear os pais.
Na sequência surgiram outros eventos, como a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Coca Cola, da Rede Muffato e do frigorífico de Três Barras. Os acadêmicos foram recebidos com entusiasmo para as apresentações, que objetivaram conscientizar funcionários das empresas sobre o diferencial do trabalho em equipe, importância da segurança no trabalho e da promoção da qualidade de vida.
No segundo semestre do ano, várias cidades da região receberam a peça ‘Protagonismo Jovem’, cuja temática retrata relações de preconceito, homofobia, drogas e conflitos familiares que estão sempre em pauta no cotidiano de estudantes e familiares. Através de uma linguagem teatral, o grupo mostrou a vida dos jovens no mundo atual, onde a tecnologia e as relações sociais se chocam, resultando muitas vezes na falta de diálogo, conflitos e angústias individuais. A peça também foi apresentada no anfiteatro da Unipar para cerca de quatrocentos alunos do ensino médio de colégios de Cascavel.
“Os objetivos foram alcançados em 2011 e esse resultado só foi possível através de parcerias, como o Prove (Programa de Valorização da Educação), Piae e curso de História, além do apoio da direção do Câmpus e da Diretoria de Cultura da Unipar”, agradece o coordenador da Cia.