Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Em projeto, estudantes de Estética aprendem técnica da ‘Candle Massage’
Paranavaí: Em projeto, estudantes de Estética aprendem técnica da ‘Candle Massage’
Publicado em: 29/12/2011 às 14:50
Atividade reforça técnicas básicas e repassa métodos de novas formas de massagem
Para finalizar as atividades do ano, a professora do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, Letícia Cardoso Billó, desenvolve projeto voltado às diversas formas e técnicas de massagem. Intitulado ‘Desvendando as Massagens’, o projeto de ensino reforça técnicas básicas e repassa métodos de novas formas de massagem.
Segundo Letícia Billó, “o objetivo é proporcionar às estudantes do curso a prática de diferentes técnicas de massagem relaxante e o entendimento de que materiais muitas vezes simples e do nosso dia a dia podem proporcionar momentos agradáveis de relaxamento, tornando-se mais um diferencial na profissão”.
No decorrer das atividades, as estudantes exercitaram o aprendizado entre elas. De acordo com a docente, “o tema do projeto foi escolhido visto inúmeras maneiras diferentes de se realizar a mesma técnica de massagem e para que as graduandas pudessem ver que para um bom relaxamento não é necessário somente uma boa sequência e um bom óleo, mas que o uso de outros meios de contato e o uso de coisas simples do cotidiano também podem proporcionar relaxamento e bem-estar”.
Além de reforçar técnicas básicas de massagem relaxante, o projeto ensinou novas técnicas, como a massagem dermossense, massagem com pedras e toalhas quentes e massagem com pindas. No entanto, a grande sensação foi à técnica de massagem com velas, conhecida como ‘Candle Massage’.
Letícia explica que a técnica utiliza parafina cosmética especial, atóxica e própria para este fim, formulada a partir de substâncias emolientes, nutritivas, com vitaminas e óleos essenciais que vão ajudando no processo de relaxamento junto ao aquecimento do corpo. “Para a realização da técnica as velas são aquecidas a uma temperatura em torno dos 38 e 39°C e, quando se tornam líquidas, são regadas em todo o corpo e espalhadas pelo especialista com manobras de deslizamento e compressão vigorosa”.
O saldo das atividades, para ela, foi positivo. “Durante a realização pude observar o grande interesse das estudantes e muita vontade de absorver todas as técnicas e ter mais um diferencial em seu campo de trabalho”. Quem participou, aprova. “O projeto só veio nos proporcionar o conhecimento de novas técnicas e tendências de massagem, o que ajudou a enriquecer o meu conhecimento e também o meu currículo. Além de mostrar que para proporcionar bem-estar, basta apenas ter imaginação e criatividade, sempre respeitando a fisiologia da técnica realizada”, destaca a estudante do 3º ano, Paola Oliveira de Moraes.