UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Ciências Biológicas comemora aprovações em programas de mestrado

Publicado em: 28/12/2011 às 14:10

Sama Kuhn e Arethusa Pimentel garantem vaga na UEM e Mayarha Baggio, já realiza estudo na Unioeste

Professora Sônia, com a estudante Sama, aprovada em 2º lugar
Arethusa também comemora aprovação em mestrado da UEM
Mayarha (de verde), com colegas em Encontro de Iniciação Científica em Umuarama
Na colação de grau, Mayarha (à esquerda) com a colega Marilucia Santorum

Dedicação do aluno, corpo docente atualizado e comprometido e incentivo da Universidade em pesquisas são fatores que contribuem para a formação de qualidade. A Unipar tem esse diferencial. Muitos recém-formados são aprovados em programas de mestrado ofertados na região.

Formandas do curso de Ciências Biológicas da Unidade de Cascavel acabam de conquistar vaga em cursos de mestrado da UEM. Sama Beatriz Kuhn foi aprovada no mestrado em Biologia Comparada, em 2º lugar e, Arethusa Lobo Pimentel, no mestrado em Biologia Celular e Molecular, em 14º. Uma vai trabalhar com citogenética e a outra na área de Morfologia com neurônios entéricos, respectivamente.

A coordenadora do curso, professora Sônia Aparecida de Mello, conta que Sama foi aluna do PIC (Programa de Iniciação Científica) e Arethusa, do PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica). “Certamente os três anos que estiveram envolvidas nos projetos de pesquisa e em congressos favoreceu para uma formação de base sólida e, como consequência, ao ingresso no mestrado”, salienta a orientadora.

As acadêmicas reforçam que durante a graduação tiveram embasamento necessário para competir com quaisquer outros profissionais e, ressaltam, ainda, que a oportunidade de participar de PIC/PEBIC foi fundamental para a formação acadêmica diferenciada. “A Unipar oferece muitas vagas nos programas de pesquisa e os acadêmicos não podem desperdiçar as oportunidades”, aconselham.

As meninas também destacam que puderam participar de congressos internacionais e apresentar trabalhos com ajuda de custo da Unipar, sendo o incentivo muito importante para disseminação do conhecimento construído ao longo das pesquisas. Outro diferencial apontado pelas alunas é o corpo docente capacitado e atualizado: “Agradecemos aos professores pela formação de qualidade que tivemos”.

A coordenadora afirma: “É uma grande alegria ver esta conquista. Elas são alunas dedicadas e souberam aproveitar as oportunidades”. A professora complementa que o professor tem o papel de incentivar os alunos a tentarem o mestrado: “Acredito no potencial dos meus salunos e não tinha dúvidas de que elas estavam suficientemente preparadas para dar mais este passo rumo à qualificação profissional”.

Outro destaque é a ex-aluna Mayarha Dequigiovani Baggio. Graduada em 2010, a bióloga ingressou, em agosto deste ano, no programa de mestrado em Biociências e Saúde da Unioeste Cascavel. Sua pesquisa está relacionada com fatores que influenciam a morfofisiologia orgânica.

“O nosso tema são os Tecidos Alvos do Nucleopoliedrovirus e tem por objetivo analisar a susceptibilidade da válvula pilórica, que é a intransição do Intestino Médio com o Intestino Posterior do Bombyx Mori, popularmente conhecido como Bicho da Seda, frente ao Nucleopoliedrovirus (NPV), que é um vírus entomopatogênico que infectam principalmente insetos da ordem Lepidoptera na fase larval”, conta.

A professora Sônia salienta que para o curso é uma grande conquista, especialmente porque é a 1ª turma ofertada pela Unioeste e estava bastante concorrido, em torno de 240 candidatos, e Mayarha foi aprovada com bolsa. “A conquista comprova que a preparação e orientação que teve na graduação, somado ao esforço pessoal, fez com que ela alcançasse seu objetivo. Ficamos muito felizes e com sensação de dever cumprido”.

A acadêmica elogia: “A formação que a Unipar nos oferece é excelente, pois apresenta as ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. O curso de Ciências Biológicas é composto por um grupo de docentes com nível elevado, além do pleno domínio de conteúdo programático, apresentam um ótimo domínio de turma”.

Ressalta também que no decorrer dos quatro anos de graduação contou com uma excelente coordenação: “Particularmente a orientação da professora Sônia foi fundamental, pois através da participação no PEBIC pude realizar minhas primeiras publicações e tenho plena certeza de que foi um dos principais fatores para o meu ingresso no mestrado”.

Redes sociais>