UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Biomedicina e Ciências Biológicas realizam Jornada Acadêmica

Publicado em: 22/12/2011 às 13:43

Temas atuais repercutiram no evento, como entomologia, leucemia e terapia com células-tronco e outros

Palestra trouxe tema atual e estimulou interesse pela pesquisa
Palestra trouxe tema atual e estimulou interesse pela pesquisa
Professores e a diretora da Unidade posam com palestrantes
Apresentação cultural abrilhantou abertura do evento
Apresentação cultural abrilhantou abertura do evento
Na abertura, professor Ricardo Abrão traz expectativas do curso de Biomedicina
Professora Sônia de Mello parabeniza público
Acadêmica da biologia apresenta trabalho científico
Acadêmica da biologia apresenta trabalho científico
Estudantes encerram o ano com Semana Acadêmica integrada
Estudantes encerram o ano com Semana Acadêmica integrada

As atividades letivas dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas foram encerradas com extensa programação. Em parceria foram realizadas a 7ª Semana Acadêmica da Biomedicina e 11º Simbio (Simpósio de Biologia). Em palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, as turmas puderam interagir e trocar conhecimentos da área da saúde.

Na abertura, a diretora da Unidade, professora Débora Venturin, disse que é magnífica a integração das áreas da saúde na formação de profissionais competentes e na busca pela evolução da sua área do conhecimento. Com a palavra, o coordenador do curso de Biomedicina, Ricardo Abrão, discursou sobre “a amplitude que o curso adquire em suas áreas de atuação, no que diz respeito à atualização das informações técnico-científicas, aprofundando na arte de ensinar, pesquisar, diagnosticar e valorizar a vida, possibilitando o tratamento de doenças que desafiam pacientes e profissionais”.

Para ministrar a palestra de abertura, intitulada ‘Terapias com células-tronco’, foi convidada a bióloga Ana Carolina Irioda, da Fundação Pequeno Príncipe, em Curitiba. Ela discorreu sobre tipos de células-tronco, onde se encontra a adulta e a embrionária, formas de identificação, estudos em laboratório in vitro e terapias em estudo clínico transferida para humanos. “Ainda há muito a ser descoberto neste campo, que é amplo para pesquisa. No Brasil ainda está engatinhando, mas se abre como forte perspectiva de trabalho”, alerta a palestrante.

A bióloga Michele Potrich, da UTFPR Dois Vizinhos, trouxe a temática ‘Entomologia – utilidades e curiosidades’. A doutora em Agronomia destacou a importância dos insetos, sua utilização na alimentação e desvendamento de crimes (Entomologia Forense), quantidade de proteínas e impactos ambientais.

O biólogo Ivan Luiz Santos, egresso da Unipar, falou sobre o estudo de leucemia no Brasil, com incidência pediátrica também no Paraná e as novas metodologias para diagnóstico e pesquisas. “O objetivo foi mostrar aos estudantes que podem trabalhar o mesmo tema, exemplo câncer, em diferentes ramos da pesquisa, pensando no desenvolvimento de técnicas e aplicação”, destaca o doutorando.

O objetivo do uso de fungos entomopatogênicos no controle de pragas agrícolas foi outro tema que despertou a curiosidade. Marina Formentini e Silvana Damin explicaram que “para o controle biológico de vários tipos de microorganismos, os fungos são ocasionalmente mais usados do que os produtos químicos”.

Outros temas estiveram em pauta: ‘Bioindicadores de qualidade de água’; ‘Entomologia: utilidades e curiosidades’; ‘Aplicações da Citometria de Fluxo no Laboratório Clínico e na Pesquisa’; ‘Formas de diagnóstico na Medicina Chinesa’; ‘A busca de qualidade na realização de exames raros’; e ‘Atuação profissional na citologia clinica com ênfase no exame de Papanicolaou’.

Redes sociais>