Você está aqui: Notícias > Guaíra: Gestão Ambiental promove visita técnica ao Rio Grande do Sul
Guaíra: Gestão Ambiental promove visita técnica ao Rio Grande do Sul
Publicado em: 20/12/2011 às 11:40
Foco foi promover compreensão das competências e habilidades do profissional
Proporcionar uma formação de qualidade, transpassando os limites dos muros da Universidade em busca de novos conhecimentos, cultura e enriquecimento profissional e pessoal. É esta a premissa que rege as atividades acadêmicas da Universidade Paranaense – Unipar. Constantemente, professores e estudantes saem das salas para novas experiências.
Foi assim com a turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Unidade de Guaíra. Acompanhados das professoras Catarina Moreira Petri, Gisieli Kramer, Irineia Paulina Baretta e Rosiley Berton Pacheco, estudantes viajaram ao Rio Grande do Sul, via projeto ‘Visita Técnica: Planejamento Ambiental das Indústrias e das Cidades Turísticas e a Geologia dos Aparados da Serra Gaúcha’.
Na Serra Gaúcha, conheceram as cidades de Torres, Gramado e Canela, para compreenderem as competências e habilidades dos tecnólogos em Gestão Ambiental, promovendo a interdisciplinaridade dos conteúdos do curso. A turma também se divertiu em pontos turísticos. Segundo as docentes que acompanharam as visitas, os objetivos foram identificar a biodiversidade e as diferenças nos ecossistemas e compreender os afloramentos de rochas provenientes de derrames vulcânicos que fazem parte da geologia do Brasil.
Conscientizar sobre o respeito e uso adequado dos recursos naturais, inclusive no ecoturismo, reconhecer a importância de diminuir o impacto ambiental futuro despertando o senso crítico e demonstrar o planejamento ambiental das cidades de Gramado e Canela e gestão de resíduos das indústrias também nortearam a visita.
“Sem dúvida, todos que participaram puderam acrescentar em sua caminhada acadêmica um completo conjunto de experiências envolvendo atividades em unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, onde a intervenção humana não destrói o meio ambiente”, enaltece a professora Rosiley Berton Pacheco. Quem participou, aprova. “Foi possível reconhecer que o desenvolvimento sustentável é possível, pois o homem tem realizado práticas que permitem a preservação da natureza”, destaca a estudante Jéssica Sayuri Jimbo.