Você está aqui: Notícias > Toledo: Direito promove visita técnica a Curitiba
Toledo: Direito promove visita técnica a Curitiba
Publicado em: 16/12/2011 às 15:02
Tribunal de Justiça do Estado, Escola de Magistratura, Tribunal Regional do Trabalho e pontos turísticos entraram no roteiro
Em busca de novos conhecimentos para vivenciar o dia a dia de várias áreas das ciências jurídicas, estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, participaram de visita técnica a Curitiba/PR. A viagem, organizada pelo professor Sérgio Canan, reuniu quarenta estudantes do 5º ano.
A atividade teve por objetivo levar os formandos a conhecer o funcionamento prático dos tribunais regionais. A turma visitou o Tribunal Regional do Trabalho e o Instituto de Criminalística, onde assistiram a vídeos explicativos e participaram de palestras, além de conhecer a sala de balística, no Instituto.
O passeio teve sequência no Tribunal de Justiça do Estado, onde assistiram a julgamentos nas câmaras criminal e cível. Lá, também visitaram o museu e a sala dos desembargadores. Outro local visitado e que despertou a curiosidade dos estudantes foi a Escola da Magistratura, onde assistiram à palestra com o diretor. O Instituto Médico Legal também entrou no roteiro, com palestra e visita ao Museu da Criminalística.
Para finalizar a viagem, passaram pelo Ministério Público para participar de palestra com promotores e conheceram o Jardim Botânico e Museu Oscar Niemeyer. “A atividade foi muito positiva”, enaltece o professor. “Os estudantes puderam ampliar seus conhecimentos e se interrelacionar com muitas pessoas de alto gabarito”, emenda.
Quem participou, concorda. “As atividades nos motivaram ainda mais na busca pela Justiça em nosso dia-a-dia como operadores do direito. Conhecemos toda a estrutura dos tribunais, conhecemos um pouco mais sobre o universo criminal e investigativo. Foi deveras gratificante e de grande valia a viagem, que deve ser realizada todos os anos, pois permite um contato maior com a prática forense, o funcionamento dos Tribunais Regionais, eleva a nossa percepção jurídica e nos direciona ao caminho o qual queremos seguir como profissional”, destaca a estudante Roberta Ramos de Oliveira.