Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professora e acadêmico de Direito participam de Encontro de Bioética
Umuarama: Professora e acadêmico de Direito participam de Encontro de Bioética
Publicado em: 27/01/2010 às 16:54
O 1º Encontro de Bioética do Paraná foi realizado na capital do estado, na Pontifícia Universidade Católica
A convite da coordenação do evento, a professora Tereza Rodrigues Vieira, do curso de Mestrado em Direito e Cidadania da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama e o seu orientando de PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o aluno Heverton Garcia de Oliveira estiveram no encontro.
Várias universidades curitibanas também estavam presentes no evento, mas apenas a UNIPAR apresentou trabalhos orais, representando o interior do Estado. Dra. Tereza levou dois temas: “O impacto da genética sobre a vida do transexual: aspectos bioéticos e jurídicos” e “Bioética, transexual e modelo de família.” Para ela, o direito e a bioética devem se unir para não permitir exclusões, já que a sociedade democrática é pluralista e deve ser construída dentro destes parâmetros. Ignorar as novas descobertas científicas e desmerecer o sofrimento do transexual é contribuir para a infelicidade desta pessoa que espera um tratamento igualitário e humanista.
O aluno e bolsista Heverton apresentou um trabalho em co-autoria com a professora Tereza, intitulado: “O homossexual e o novo modelo de família: aspectos bioéticos e jurídicos”. Ele argumenta que os novos modelos de entidade familiar, contemplados pela Constituição Federal de 1988, demonstram que o valor maior para a formação deste núcleo é o afeto, não os aspectos biológicos. O preconceito afasta milhares de crianças privadas do convívio familiar, sujeitas a maus tratos de toda ordem.
As exposições dos dois foram muito aplaudidas e elogiadas. Os artigos completos foram publicados nos Anais Eletrônicos do site da PUC-PR (http://www.pucpr.br//congressobioetica2009).