Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes de Direito participam de Simpósio Internacional de Iniciação Científica
Umuarama: Estudantes de Direito participam de Simpósio Internacional de Iniciação Científica
Publicado em: 01/12/2011 às 15:16
Trabalhos apresentados angariaram elogios de docentes da USP e do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Brasil
Estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram na USP, em São Paulo/SP, do 19º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP), voltado a incentivar a discussão interdisciplinar das diferentes vertentes das pesquisas realizadas dentro e fora da USP.
Acompanhados do professor Luiz Roberto Prandi, os estudantes Luiz Henrique Victorino, Thabata Alonso Rizatto, Lucas Pedron, José Renato Reghin e Edinei Aparecido Mora apresentaram trabalhos e fizeram bonito, angariando elogios de docentes da USP e do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Brasil, Guilherme Assis de Almeida.
Na modalidade debate oral, expuseram os trabalhos ‘A Superação do Conceito de Soberania Interna’, ‘Monitoramento Eletrônico e a Dignidade da Pessoa Humana’, ‘Indispensabilidade da Hermenêutica Jurídica para a Aplicação das Leis e a Distinção para com a Interpretação’ , ‘Falência do Sistema Carcerário e a Ressocialização do Egresso’ e ‘O Nome Social como Forma de Inclusão Social’. Para a elaboração, foram orientados pelos professores Luiz Roberto Prandi, Valdecir Pagani, Dorita Ziemann Hasse e Mário Augusto Drago de Lucena.
Os trabalhos foram realizados na disciplina de Pesquisa Jurídica, ministrada por Luiz Roberto Prandi. Como reconhecimento, os estudantes receberam certificados de participação. “A iniciação científica é uma das bases do curso de Direito, pois não se exerce profissão jurídica sem exaustiva pesquisa e reflexão, sendo o curso apenas o início da caminhada. A recepção positiva aos trabalhos dos acadêmicos demonstra que os mesmos têm um grande potencial que pode e deve ser desenvolvido, servindo de exemplo para toda a comunidade acadêmica”, enaltece o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani.
Os estudantes também demonstram satisfação pela participação. “O desenvolvimento da pesquisa é de suma relevância, visto que proporciona uma ampliação do conhecimento e nos instiga para a construção de um ensino jurídico diferenciado”, destacam Lucas Pedron e Thabata Rizatto. “O estudante de Direito precisa ter consciência de que a pesquisa não traz apenas benefícios apenas a si próprio, mas vai além, na medida em que é atribuído ao mesmo deveres a cumprir com a justiça e com a sociedade. Desta forma, o aluno de Direito precisa ser estimulado a pensar criticamente, a questionar as leis existentes em nossa sociedade e confrontá-las com o que acontece de fato”, emenda Edinei Aparecido Mora.
“Sem dúvida, essa oportunidade que nos foi proporcionada por meio do curso e da Unipar abre as portas da ciência, para que os estudantes se interessem cada vez mais pelas disciplinas ofertadas pelo curso e por esta conceituada Instituição de Ensino, que nos projeta sempre entre as melhores universidades do país”, ratificam os estudantes Luiz Henrique Victorino e José Renato Reghin.
Com informações e fotos Assessoria de Imprensa USP