UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Direito participam de Simpósio Internacional de Iniciação Científica

Publicado em: 01/12/2011 às 15:16

Trabalhos apresentados angariaram elogios de docentes da USP e do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Brasil

Os estudantes em pose com Luiz Roberto Prandi (ao centro), ostentam orgulhosos os certificados recebidos

Estudantes do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram na USP, em São Paulo/SP, do 19º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP), voltado a incentivar a discussão interdisciplinar das diferentes vertentes das pesquisas realizadas dentro e fora da USP.

Acompanhados do professor Luiz Roberto Prandi, os estudantes Luiz Henrique Victorino, Thabata Alonso Rizatto, Lucas Pedron, José Renato Reghin e Edinei Aparecido Mora apresentaram trabalhos e fizeram bonito, angariando elogios de docentes da USP e do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Brasil, Guilherme Assis de Almeida.

Na modalidade debate oral, expuseram os trabalhos ‘A Superação do Conceito de Soberania Interna’, ‘Monitoramento Eletrônico e a Dignidade da Pessoa Humana’, ‘Indispensabilidade da Hermenêutica Jurídica para a Aplicação das Leis e a Distinção para com a Interpretação’ , ‘Falência do Sistema Carcerário e a Ressocialização do Egresso’ e ‘O Nome Social como Forma de Inclusão Social’. Para a elaboração, foram orientados pelos professores Luiz Roberto Prandi, Valdecir Pagani, Dorita Ziemann Hasse e Mário Augusto Drago de Lucena.

Os trabalhos foram realizados na disciplina de Pesquisa Jurídica, ministrada por Luiz Roberto Prandi. Como reconhecimento, os estudantes receberam certificados de participação. “A iniciação científica é uma das bases do curso de Direito, pois não se exerce profissão jurídica sem exaustiva pesquisa e reflexão, sendo o curso apenas o início da caminhada. A recepção positiva aos trabalhos dos acadêmicos demonstra que os mesmos têm um grande potencial que pode e deve ser desenvolvido, servindo de exemplo para toda a comunidade acadêmica”, enaltece o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani.

Os estudantes também demonstram satisfação pela participação. “O desenvolvimento da pesquisa é de suma relevância, visto que proporciona uma ampliação do conhecimento e nos instiga para a construção de um ensino jurídico diferenciado”, destacam Lucas Pedron e Thabata Rizatto. “O estudante de Direito precisa ter consciência de que a pesquisa não traz apenas benefícios apenas a si próprio, mas vai além, na medida em que é atribuído ao mesmo deveres a cumprir com a justiça e com a sociedade. Desta forma, o aluno de Direito precisa ser estimulado a pensar criticamente, a questionar as leis existentes em nossa sociedade e confrontá-las com o que acontece de fato”, emenda Edinei Aparecido Mora.

“Sem dúvida, essa oportunidade que nos foi proporcionada por meio do curso e da Unipar abre as portas da ciência, para que os estudantes se interessem cada vez mais pelas disciplinas ofertadas pelo curso e por esta conceituada Instituição de Ensino, que nos projeta sempre entre as melhores universidades do país”, ratificam os estudantes Luiz Henrique Victorino e José Renato Reghin.

Com informações e fotos Assessoria de Imprensa USP

Redes sociais>