Guaíra: Estudantes de Sistemas de Informação participam da Latinoware
Publicado em: 28/11/2011 às 17:17
Em Foz do Iguaçu, evento promoveu discussões das perspectivas do uso de software livre
Atualização e integração. Esses foram os objetivos que levaram estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar a participar da Latinoware (Latino-Americana de Software Livre). A 7ª ediçãoaconteceu no Parque Tecnológico Itaipu, localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (entre 19 e 21/10).
Pautado por palestras, minicursos e workhops, o evento promoveu discussões e reflexões sobre a realidade atual e perspectivas sobre o uso de software livre. Passaram pelo palco da Latinoware especialistasconsagrados como Jon Maddog Hall, um dos criadores do sistema operacional Linux. Em seu discurso, falou sobre os vinte anos da empresa e afirmou que o Brasil é referência no uso de ferramentas de códigos abertos.
RasmusLerdorf, criador da linguagem de programação PHP, e DriesBuytaert, criador do Drupal, plataforma livre para websites, também dividiram suas experiências com os participantes.
Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Celepar (Companhia de Informática do Paraná) e Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e patrocínio da Petrobrás, Previdência Social, Governo Federal e Banco Itaú, a Latinoware 2011 teve 4.231 participantes inscritos, ultrapassando marcas anteriores.
Ao todo foram mais de 150 palestras e uma média de 30 minicursos. Além disso, diversas atividades paralelas aconteceram, dentre elas oShowRoom Tecnológico, organizado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que mostrou os serviços oferecidos por empresas parceiras.
Para o estudante Rogério Alves de Araújo, o encontro foi uma experiência enriquecedora. “Aprendemos muito e tivemos contato com vários profissionais da área”, conta.“Foi gratificante ver o entusiasmo do grupo em um evento desse porte”, acrescentou a professora Suzete Gandin.