Você está aqui: Notícias > Cascavel: Sistematização da Assistência de Enfermagem é tema de Seminário
Cascavel: Sistematização da Assistência de Enfermagem é tema de Seminário
Publicado em: 28/11/2011 às 10:43
‘Tecnologia e humanização com ênfase na SAE’ rendeu bons debates entre participantes
Experiências que deram certo no Paraná em Unidade Básica de Saúde e no âmbito hospitalar foram novidades que marcaram o 11º Seminário Interinstitucional de Enfermagem de Cascavel, promovido pela Universidade Paranaense – Unipar. O evento objetivou a atualização de conhecimento por meio de discussões relacionadas à temática central: ‘Tecnologia e humanização com ênfase na SAE’.
Para abrir as palestras foi convidada a vice-presidente da ABEn/PR (Associação Brasileira de Enfermagem) Ezia Corradi, que falou sobre ‘Aspectos legais da SAE e suas implicações na prática’. Entraram em pauta questões ligadas à responsabilidade ético-legal na implantação da SAE nas instituições de saúde, à lei do exercício privativo do enfermeiro e à junta legal ao Conselho e ao Código de Ética – resolução 358/2009. A palestrante alertou sobre os riscos da não implantação da SAE e ações por imprudência, imperícia e negligência.
Também participou do Seminário a secretária da ABEn Nacional, Simone Peruzzo, que falou da SAE informatizada na área de saúde coletiva, experiência de Curitiba . “O paciente é avaliado pelo enfermeiro, que realiza a consulta de enfermagem por meio de anamnese e exame físico, seguida do diagnóstico de enfermagem e prescrição específica”, esclarece.
‘SAE na área Hospitalar’ foi outro tema que interessou os participantes. A professora doutora da Unioeste, Fabiana Azevedo Matos, introduziu o assunto questionando conceitos. “A SAE é nosso instrumento de trabalho, é um método científico e sistemático que direciona a prática de Enfermagem”, disse.
Em seu discurso, a palestrante elogiou o evento, enfatizando que é uma oportunidade ímpar, que deve ser aproveitada ao máximo: “A sala de aula não dá conta de um aprofundamento e o assunto é de extrema relevância para o desenvolvimento da profissão”.
Para encerrar o evento foi realizada mesa-redonda intitulada ‘A construção e preparo dos profissionais para aplicação da SAE em hospital privado e público’. Profissionais que atuam na área compartilharam ideias.