UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Peça Protagonismo Jovem desperta sentimentos em adolescentes

Publicado em: 25/11/2011 às 16:40

O drama, que retrata cenas de preconceito e vulnerabilidade social, causou alegria e emoção

Cena mostra atitude solidária para com o próximo
Companhia Hierofânico dá show no palco da Unipar
Pai e filha choram morte do irmão que se envolveu com drogas
Vitória estende a mão para menino que vende bombom e sustenta família
Excluído e agredido por ter Aids, jovem conta com o apoio de Vitória no hospital
Professora Débora Venturin abre o espetáculo
Plateia aplaude resultado da peça ‘Protagonismo Jovem’

Além de imprimir conhecimento diferenciado, a partir dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, a Universidade Paranaense – Unipar treina também talentos. Este ano, a Companhia de Teatro Hierofânico fez sucesso em Cascavel e região com a apresentação da peça ‘Protagonismo Jovem’, que expõe a fragilidade humana, fatalidade das drogas, vulnerabilidade social, preconceito, homofobia e Aids.

A última encenação foi no auditório da Unipar e reuniu estudantes da rede pública estadual. Alunos e professores dos colégios Cataratas, Santos Dumont, Mário Quintana e José de Alencar, de Braganey, prestigiaram a dramatização, que mergulha no universo pessoal de jovens e adolescentes.

O coordenador do grupo, professor Leodefane Bispo, explica que a peça tem caráter social e traz mensagem de conscientização, tendo como público-alvo estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, que sempre estão inseridos em temáticas como preconceito, homofobia, drogas e conflitos familiares.

“Utilizando-se da linguagem teatral, o grupo mostra a vida dos jovens no mundo atual, onde a tecnologia e as relações sociais se chocam, resultando muitas vezes na falta de diálogo, conflitos e angústias individuais”, comenta o professor.

A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, dá apoio especial ao projeto. Ela diz que “é sempre uma nova emoção, ao fim de cada apresentação, ter contato com estudantes do ensino médio, ver que alguns riram e outros choraram, mas, principalmente, que aprenderam uma grande lição, a valorização da vida”.

A estudante do Colégio Mário Quintana, Miriam Kaufmann, relata que gostou muito: “Com a peça nos conscientizamos do quanto é importante tirar a ideia de preconceito da cabeça e respeitar as pessoas; também foi possível perceber que mesmo com um problemão, a pessoa pode ter uma vida melhor, sem exclusão”. A adolescente alerta, ainda, que o contato com as drogas pode destruir famílias inteiras.

O enredo é de autoria do formando de Administração, Alisson Pereira dos Santos, e narra a história de uma jovem que perdeu a mãe, que dedicou sua vida para que o mundo se tornasse um lugar de harmonia, respeito e dignidade. A jovem Vitória herdou as qualidades e militância materna, na busca destas virtudes. Esse caráter, de cunho humanista, leva Vitória a trilhar por experiências difíceis, conflitos sociais e familiares.

O evento foi organizado pelo Prove (Programa de Valorização da Educação), com apoio da direção e do curso de História.

Redes sociais>