Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar sedia Simpósio de Atenção Domiciliar do SUS
Cascavel: Unipar sedia Simpósio de Atenção Domiciliar do SUS
Publicado em: 23/11/2011 às 14:57
Programa do Governo Federal ‘Melhor em Casa’ embasou os debates
A Universidade Paranaense – Unipar sediou o 2º Simpósio de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde de Cascavel. O evento buscou discutir readequações no serviço de atenção domiciliar, mediante lançamento do programa Melhor em Casa feito pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8 deste mês.
A diretora do Departamento de Saúde de Cascavel, Mara Lúcia Zachi, informa que este é o primeiro evento realizado no Brasil com discussões pautadas na nova Política e observa que o município é pioneiro neste serviço.
O evento teve a satisfação de receber também o coordenador Nacional da Política, Dr. Aristides de Oliveira, que aponta como foco a otimização dos atendimentos domiciliares do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo como consequência mais leitos hospitalares para o serviço de urgência e emergência, além da diminuição do risco de infecção hospitalar e dos custos para os estados e municípios que trabalham com recurso próprio.
“O Melhor em Casa tem como proposta promover qualidade, humanização e resolutividade, para que todos tenham acesso à assistência no domicilio, próximos de sua rotina e família, mas com um diferencial, o saber técnico”, frisa Oliveira.
De acordo com o coordenador, a meta para 2014 é disponibilizar mil equipes de atenção e quatrocentas equipes de apoio inseridas em uma rede de atenção, preconizando a atenção primária, urgência, emergência e família.
O evento aconteceu no auditório da Unidade e foi fomentado por palestras envolvendo modalidades de atendimento no âmbito do SUS. Os temas em questão foram: ‘A atenção domiciliar no contexto da rede de assistência à saúde’, ‘Política Nacional de Atenção Domiciliar’, ‘Experiências de serviços de atenção domiciliar (Cascavel, Toledo e Campinas/SP)’ e ‘Os cuidados paliativos na atenção domiciliar’.
A organização foi da Secretaria de Saúde, doutor Ildemar Canto, e equipe multiprofissional do Paid (Programa de Assistência e Intervenção Domiciliar). A diretora da Unidade Universitária, professora Débora Venturin, fez parte da mesa principal, na abertura do Seminário.