Toledo: Professora de Fisioterapia participa de Congresso Internacional
Publicado em: 23/11/2011 às 14:01
Dora Segura apresentou trabalho sobre tratamento da escoliose idiopática juvenil
O 1º Confibe (Congresso Internacional de Fisioterapia, Ética e Bioética) reuniu em Vitória/ES estudantes e profissionais do Brasil e do exterior. A professora Dora Segura, do curso de Fisioterapia, Unidade de Toledo, representou a Universidade Paranaense – Unipar no evento (entre 03 e 05/11).
Segundo a professora, o Confibe teve como objetivo principal colocar em pauta o papel da Fisioterapia dentro da ética e bioética, com assuntos relacionados ao crescimento técnico-científico do profissional, dentre eles, a deontologia e a ética na política profissional, conflitos médicos na equipe multidisciplinar e a ética na formação acadêmica e na docência.
Especialistas renomados como os doutores Andrés Cappelletti, da Argentina, José Vicente Martins, da UFRJ, e Normian de Oliveira Loureiro, da USP, participaram. Durante o encontro, a docente foi convidada para apresentar estudo sobre o tratamento conservador da escoliose idiopática juvenil, fruto de um projeto de pesquisa que ela coordena na Clínica Escola de Fisioterapia da Unipar.
“É um assunto que vem ganhando destaque na ciência devido ao grande número de crianças que apresentam essa deformidade na coluna vertebral. O tema foi bastante discutido pelos participantes, visto que diversas palestras do evento abordaram o tema postura”, afirma a professora.
E acrescenta: “A cada ano são inúmeros os profissionais que entram no mercado de trabalho. Portando, foi um encontro de extrema importância para o avanço técnico-científico da fisioterapia”.
Para participar do Congresso, a professora recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da UNIPAR.