Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Sistemas de Informação vai à Virtual Age, de Cianorte
Paranavaí: Sistemas de Informação vai à Virtual Age, de Cianorte
Publicado em: 23/11/2011 às 11:24
A empresa é uma das maiores do sul do país em desenvolvimento de software
Com a intenção de promover o contato dos estudantes com os avanços tecnológicos das empresas, o curso de Sistemas de Informação da Unidade de Paranavaí investe no projeto de ensino ‘Visitas Técnicas para Práticas Investigativas’. Este ano, diversas visitas foram realizadas. Numa delas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do sul do país: a Virtual Age, de Cianorte/PR.
Acompanhados do professor Wyllian Fressatti, os graduandos da 1ª e 3ª séries conheceram toda a estrutura da empresa. Lá, foram recebidos por William Roberto Pelissari, também professor do curso, que os levou aos setores mais importantes, o de análise, de produção e testes. O objetivo, segundo Fressatti, foi promover intercâmbio de informações entre estudantes e profissionais da área e, ainda, promover uma visão prática do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Ele conta que um dos momentos que mais chamou a atenção dos estudantes foi o da apresentação do DataCenter, por onde passam todas as transações de cartão de crédito via on-line do país: “O ambiente exige um enorme controle, desde parede contra fogo, até espelhos de dados na cidade de São Paulo”.
Para Fressatti, a visita foi produtiva, visto que abordou assuntos de disciplinas do curso: “Comentou-se muito sobre Engenharia de Software, que envolve todas as etapas do ciclo de desenvolvimento do software, e sobre Segurança e Redes de Computadores. Por isso, podemos dizer com convicção que foi muito produtiva essa visita técnica”.
Tooling Equipamentos
Além da visita técnica à Virtual Age, o curso também visitou a Tooling Equipamentos Óticos, de Paranavaí/PR, especializada na fabricação de equipamentos automatizados para a geração de curvas em lentes óticas.
Lá, os estudantes conheceram o processo de trabalho da empresa. O professor Wyllian Fressatti informa que para o desenvolvimento dos equipamentos são necessários conhecimentos de muitos conceitos abordados no curso de Sistemas de Informação como ‘Linguagem C’, ‘Dispositivos Microprogramados’, ‘Microcontroladores’ entre outros. “Por isso a visita despertou especial interesse dos estudantes”, justifica.