Você está aqui: Notícias > Umuarama: Psicologia promove visita técnica ao SUAS de Cascavel
Umuarama: Psicologia promove visita técnica ao SUAS de Cascavel
Publicado em: 23/11/2011 às 11:05
Com o foco em políticas públicas, professores e estudantes visitaram cinco Centros
Estudantes do 4º ano de Psicologia com Ênfase em Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, acompanhados das docentes Danielle Jardim Barreto (coordenadora do curso) e Cláudia Perpetuo, estiveram no município para conhecer a rede de serviço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O órgão, em Cascavel, é referência; seu papel é desenvolver políticas de prevenção e atuação junto aos sujeitos com violação de direitos, em vulnerabilidade social, entre outras situações que afligem a cidadania, e que agrega, entre outras, políticas como Centros de Referência em Assistência Social, Centros de Referência Especializado em Assistência Social e programas de distribuição de renda.
A coordenadora explica que a visita técnica focou políticas públicas vinculadas ao Desenvolvimento Social da cidade devido sua articulação e gestão se desenvolverem de maneira eficaz e dentro das diretrizes propostas para sua atuação na sociedade. “Visitamos dois Centros de Referência em Assistência Social em diferentes territórios de Cascavel e três Centros de Referência Especializada em Assistência Social, pois cada um tem sede própria e adaptada às especificidades e atendimento, como crianças vítimas de violência ou violação de direitos, idosos e pessoas com deficiência, adolescentes em situação de liberdade assistida”, informa.
A atividade faz parte das disciplinas de ‘Prevenção, Saúde e Qualidade de Vida II’ e ‘Psicologia e Direitos Humanos’, além dos estágios supervisionados obrigatórios. Após as visitas, a turma pôde participar de atividade com estudantes de Psicologia da Unipar, Unidade de Cascavel.
Lá, um diálogo entre os estudantes possibilitou troca de experiências referentes aos estágios que desenvolvem desde o inicio do ano: “Nosso objetivo foi enriquecer o conhecimento adquirido ao longo do ano, bem como compartilhar as dificuldades encontradas e as maneiras de superá-las”.
Para a coordenadora, atividades como esta são fundamentais para a formação acadêmica e profissional. “Acredito que essa articulação entre a teoria e a prática fortalece não somente o conhecimento dos estudantes em formação, mas possibilita a eles enxergarem-se já na profissão. É ver in loco o profissional realizando seu trabalho, enfrentando suas dificuldades e principalmente colocando em prática o que eles um dia aprenderam em sala de aula”.