Você está aqui: Notícias > Umuarama: Psicologia participa do 3º Seminário Internacional Pensando Gênero
Umuarama: Psicologia participa do 3º Seminário Internacional Pensando Gênero
Publicado em: 22/11/2011 às 17:25
Estudantes e professor participaram com apresentação de trabalhos na modalidade oral
Os estudantes do 4º ano de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, Maria Luisa Vicente Ribeiro e Rogério Melo, acompanhados da professora Danielle Jardim Barreto, participaram em Assis/SP do 3º Seminário Internacional Pensando Gênero: A Psicologia Além do Espelho.
Promovido e organizado pelo GEPS/CNPq (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades) em parceria com a ONG NEPS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades), em articulação com a ênfase Clínica e Crítica e o Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/UNESP-Assis, o evento possibilitou discussão e articulação entre os diversos saberes voltados para os Estudos de Gêneros e Estudos Culturais em suas interfaces com a Psicologia, no sentido de ampliar as referências a respeito dos processos de subjetivação na contemporaneidade, além de trocas de experiência entre pesquisadores nacionais e internacionais.
Mostra de curtas e longas-metragens com temática LGBTT, oficinas, mesas-redondas, conferências, apresentação teatral e apresentação de trabalhos pré-selecionados anteriormente ao evento fizeram parte da programação. Além de participarem das atividades da programação, a turma da Unipar apresentou, na modalidade oral, os trabalhos ‘Formação em Psicologia e o Lugar da Diferença de Gênero nos Saberes Instituídos’, ‘Negras Abolidas: Mas Ainda Capturadas’ e ‘O Indesejável como Desejo’. Danielle Barreto também coordenou as apresentações orais do evento.
“O objetivo dos trabalhos foi problematizar um assunto que tem se tornado cada vez mais discutido na sociedade, que envolve as questões de gênero, diversidade sexual e etnias. Sendo que o primeiro trabalho é fragmento de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que aborda a questão da formação em Psicologia e a produção de saberes no que diz respeito a gênero e suas nuances; o segundo trabalho, foi desenvolvido dentro do projeto de pesquisa ‘A inclusão Social do Negro no Brasil e a Implementação de Ações Afirmativas para a Fruição dos Direitos Fundamentais’, orientado pela professora Tereza Rodrigues Vieira; e o último trabalho partiu de uma matéria desenvolvida para o Jornal On-Line Espaço Aberto de São Paulo. Em todos, o estudante Rogério Melo foi o autor”, relata Danielle Barreto, que orientou o desenvolvimento do primeiro trabalho.
Segundo a coordenadora, a participação da equipe da Unipar teve por objetivo buscar mais conhecimentos sobre a temática relacionada a gênero e suas nuances. “Foi importante porque no curso de Psicologia há disciplinas e projetos de estágio que envolvem essas questões; além de propiciar aos graduandos um contato com pesquisadores de nível internacional, que pode contribuir significativamente com seus estudos dentro e fora do país”, justifica.
E ratifica: “Foi de grande relevância estar presente num evento internacional e ampliar o conhecimento já adquirido dentro da própria formação e, além disso, poder dialogar com outros países e até com outras universidades de todo o país; isso nos enriquece profissional e pessoalmente”.
Para participação, o estudante Rogério Melo contou com ajuda de custo do curso de Psicologia.