Você está aqui: Notícias > Cianorte: Direito realiza 10º Ciclo de Estudos Jurídicos
Cianorte: Direito realiza 10º Ciclo de Estudos Jurídicos
Publicado em: 22/11/2011 às 15:31
Representantes do ministério público, poder judiciário e executivo prestigiaram o evento
Com o intuito de promover atualização profissional e interação entre estudantes e profissionais de grande experiência, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, realizou o 10º Cejur (Ciclo de Estudos Jurídicos da Unipar). Palestras e debates pautaram o evento.
Professores, estudantes, profissionais e representantes do ministério público, poder judiciário e executivo e o diretor da Unidade, professor José Aparecido, prestigiaram a atividade.
“O Ciclo de Estudos Jurídicos representa um dos mais importantes eventos promovidos pelo curso por se tratar de uma oportunidade de reunir graduandos, professores e profissionais da área jurídica para a discussão dos mais diversos temas relacionados ao Direito, além de oportunizar atualização de conhecimentos em questões do âmbito jurídico”, afirma a coordenadora do curso, professora Mariceles Cristhina Fecchio.
A palestra de abertura ficou a cargo do professor do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, pós-doutor José Miguel Garcia Medina, o qual é também docente da UEM e do curso de pós-graduação lato sensu da PUCSP. Ele, que é presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil, abordou ‘Princípios do Processo Civil Moderno’.
Na noite seguinte, a palestrante foi a professora do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, pós-doutora Tereza Rodrigues Vieira, que discorreu sobre ‘Transexualidade: Aspectos Bioéticos e Jurídicos’. O professor Roberto Ferreira Filho, mestrando em Direito Processual e Cidadania pela Unipar e em Estudos Fronteiriços pela UFMS, falou sobre ‘Adolescente em Conflito com a Lei: Vítima ou Vilão da Violência?’.
Na penúltima noite, a 1ª Sargento da Polícia Militar do Paraná e pós-graduanda em Metodologia de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente pela PUCPR, Tânia Mara Abrão Guerreiro, palestrou sobre ‘Pedofilia – Quebrando o Silêncio’. Para finalizar o ciclo, o assessor do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e professor da Escola Superior do Ministério Público, Wagner Ginotti Pires, abordou ‘Ética como Solução dos Problemas da Vida: Alguns Caminhos para Ser Bom, Certo e Justo’.
Ao final de todas as noites, o público pôde participar de espaço voltado a questionamentos dos temas ministrados. Um coquetel também animou e promoveu integração entre os participantes. “A semana foi muito boa e produtiva. Sem dúvida, todos saímos muito mais completos e com conhecimentos que fazem a diferença no exercício desta profissão”, enaltece Mariceles Fecchio.