Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ação de Enfermagem beneficia o Laboratório Reunidos
Umuarama: Ação de Enfermagem beneficia o Laboratório Reunidos
Publicado em: 21/11/2011 às 16:06
Curso realizou, pelo segundo ano consecutivo, orientação em saúde e vacinação nos funcionários
Empregar os conhecimentos recebidos em sala de aula e levar à população mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Estas são algumas das premissas que regem as atividades dos cursos da Universidade Paranaense – Unipar. Recentemente, foi a vez do curso de Enfermagem, Unidade de Umuarama, exercer a sua consciência cidadã e beneficiar a população.
A convite da diretoria do Laboratório Reunidas, estudantes da 2ª série, acompanhados da enfermeira responsável técnica do Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem, Daiane Tofoli Cortes, realizaram atividades de atenção à saúde.
A ação faz parte do projeto de extensão PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), que, atualmente coordenado pela professora Maristela de Azevedo Ribeiro, oferece serviços de consulta de Enfermagem, atendimento de urgência em Enfermagem, imunização, atendimentos em situação de saúde específicos, assessoria de Enfermagem ao Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) na organização de campanhas de doação de sangue no trote acadêmico, assessoria de Enfermagem à Clinica de Odontologia e Hospital Veterinário, na área de biossegurança. “O objetivo é realizar assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional”, informa a docente.
No Laboratório Reunidos, a equipe beneficiou quarenta funcionários com vacinas antitetânicas, hepatite e febre amarela. Também realizaram orientações de prevenção da saúde. Para Maristela Ribeiro, atividades como esta são fundamentais para a formação do estudante, pois promovem a interação com a comunidade, o exercício da prestação de serviços em Enfermagem, além de apresentar um novo mercado de trabalho e atendimento local.
“A realização de ações em enfermagem pelo graduando é importante, e quando a situação promove um convite da comunidade de trabalhadores em saúde como essa, é uma demonstração da seriedade e competência que o curso trabalha no seu processo de ensino”, ratifica a docente.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido e as atividades ofertadas pelo PAAE podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-2828, ramal 1303.
Seminário Integrado
Outra atividade que movimentou os estudantes de Enfermagem foi a realização do 2º Seminário Integrado de Enfermagem. Com o objetivo de promover a integração acadêmica e exercitar a interdisciplinaridade, teve por tema central ‘Sangue e Hemoderivados’.
Cerca de 160 participaram. Os estudantes apresentaram temáticas no formato de seminário. A turma da 1ª série abordou ‘Política de Saúde em Sangue e Hemoderivados’; a 2ª série explicou sobre ‘Reações Adversas’; ‘Questões Bioéticas’ ficou a cargo do 3º ano e ‘Gestão do Sistema Sinasan’, do 4º ano. Palestrantes do Colih (Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová) também falaram aos estudantes sobre a Comissão e aspectos bioéticos envolvidos na hemotransfusão.