Você está aqui: Notícias > Cascavel: Projeto Pedagógico de Direito é discutido em Fórum
Cascavel: Projeto Pedagógico de Direito é discutido em Fórum
Publicado em: 21/11/2011 às 11:29
O professor Valdecir Pagani falou da concepção do PPC e Laurentino Dantas de perspectivas profissionais
Para discutir com acadêmicos o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou Fórum Pedagógico com palestras. O intuito foi promover o debate para enriquecer o PPC, que é o instrumento de concepção de ensino e aprendizagem, explicou na abertura o coordenador do curso, professor Sérgio Tinoco.
As principais características apresentadas pelo projeto são concepção e estrutura do curso (currículo, corpo docente, corpo técnico-administrativo e infraestrutura), procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem e instrumentos normativos de apoio (composição do colegiado, procedimentos de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso).
Um dos palestrantes foi o professor Valdecir Pagani, coordenador do curso de Direito da Unipar, Unidade Umuarama. Pagani ressaltou a importância do PPC no curso e explicou como acontece a participação do acadêmico no processo de concepção do projeto. “O estudante deve ter conhecimento do que é o curso, do caminho que vai percorrer e saber planejar seu futuro”, disse, pontuando que quando o estudante sabe o quer e o que vai fazer depois de formado ele auxilia na construção do projeto pensando no seu interesse. “As oportunidades a Universidade oferece”, afirma.
O outro palestrante foi o professor do curso de Sistemas de Informação de Cascavel, Laurentino Dantas. Também graduado em Direito, o docente focou as perspectivas profissionais que o estudo de Direito possibilita: “Como sou professor de uma área tecnológica, acredito que a formação na área de humanas abriu diversas fontes de comunicação e ampliou meu horizonte de conhecimento, enriquecendo conteúdos das minhas aulas e possibilitando a melhor comunicação com alunos de fora da área de Sistemas, para os quais a informática e o uso de computadores são mais complicados”.
O professor cursa doutorado na área de Computação Forense e aproveitou a oportunidade para expor o conteúdo de suas pesquisas, explicando que o Direito permeia todas as áreas profissionais e com a informática não é diferente: “Atualmente, com a massificação do uso de computadores e da internet, a legislação, principalmente a criminal, se mostra desatualizada e relações novas advindas da informática ainda não são contempladas por normas legais que as regulem”.