Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professor da Unipar é árbitro nacional de judô
Umuarama: Professor da Unipar é árbitro nacional de judô
Publicado em: 18/11/2011 às 17:03
Marco Suguimati, do curso de Educação Física, comemora a conquista com alunos campeões
Todo trabalho feito com muito esforço e dedicação, sem dúvida, garante bons resultados. Quando aliado ao amor à profissão, os resultados são ainda melhores, proporcionando grandes conquistas nos âmbitos pessoal e profissional. Na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, um professor do curso de Educação Física vivencia mais uma vez a experiência de ver seu trabalho gerar frutos.
Trata-se de Marco Sakichi Kanno Suguimati, que após ser convocado para treinar a Seleção Paranaense de Judô, foi agora aprovado para o quadro de árbitros nacionais deste esporte. O exame é realizado pelo Conselho Nacional de Arbitragem, via Confederação Brasileira de Judô.
Para participar, os técnicos precisam ser indicados pelas federações estaduais. “No nosso caso, é a Federação Paranaense de Judô quem indica. Neste exame, somente dez árbitros paranaenses foram indicados”, informa o docente. As provas foram realizadas na cidade de Foz do Iguaçu/PR, no final do mês de outubro.
Para avaliação, os candidatos passam por provas teórica, oral e prática, realizadas em caráter eliminatório, ou seja, “caso o candidato não seja aprovado na prova teórica, já não participa das demais fases”, explica Marco Suguimati, que concorreu com árbitros de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazônia, Rio de Janeiro e do Estado. A prova prática foi realizada no Campeonato Paranaense Sênior.
Os candidatos com melhor desempenho são aprovados. Eles devem conquistar nota mínima de 8,5, em escala de zero a dez, em cada fase. Ao final, somam-se as notas e divide-se por três (equivalente à quantidade de fases). As atividades no novo posto já foram iniciadas. Suguimati já foi convocado para arbitrar o Meeting Interestadual Sul-Brasileiro de Judô, realizado em Florianópolis/SC, no início do mês.
Agora, se prepara para as novas arbitragens em eventos estaduais e nacionais. “Para mim, meus atletas e também para os estudantes de Educação Física, esta é uma conquista significante, pois eles estarão sempre próximos às possíveis mudanças de regras de judô”, enaltece o professor. “É muito bom saber que hoje eu pertenço ao quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Judô, pois, para chegar até aqui, foi uma caminha longa e difícil”, emenda. O docente já almeja novos objetivos: diz que quer se tornar árbitro internacional.
A coordenadora do curso de Educação Física, Silvia Sucupira Sarto, também comemora a conquista: “Cada nova conquista de um de nossos professores ou de um estudante, é sem dúvida, motivo de grande comemoração. Torcemos uns pelos outros e queremos sempre vê-los conquistando seus objetivos”.
Campeões
Os pupilos de Marco Suguimati também já se destacam na arte. Recentemente, os estudantes de Educação Física, Mirelly Thaisa Santos, 18 anos, e Juan Jimenes, 21, foram campeões no Campeonato Paranaense de Judô, organizado pela Federação Paranaense de Judô, em Foz do Iguaçu/PR.
Mirelly Thaisa venceu a modalidade individual e Juan Jimenes, a modalidade por equipes, participando como convidado da equipe de Campo Mourão (Umuarama não contou com equipe participante). “Eles praticam judô desde 2004 e 2007, respectivamente. A Mirelly já é pentacampeã paranaense de judô. Em toda a história do judô de Umuarama, ninguém conseguiu tal façanha; Juan é bicampeão paranaense de judô”, orgulha-se o professor, que treina os atletas.
Ele explica que, como ambos são monitores de judô, a preparação física acontecia à noite, depôs das aulas. A preparação técnica e tática era feita apenas uma vez por semana. “A preparação não foi cem por cento ideal, mas mesmo assim eles conseguiram ótimos resultados; isso mostra o potencial dos atletas. A vitória deles foi, sem dúvida, uma grata satisfação para mim, pois é muito difícil ser campeão estadual”. Neste final de semana, Mirelly Santos estará em Florianópolis/SC, representando o Estado no Campeonato Brasileiro de Judô.