Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Arquitetura interage com profissionais no Eninc
Francisco Beltrão: Arquitetura interage com profissionais no Eninc
Publicado em: 18/11/2011 às 14:48
Em Foz do Iguaçu, evento focou o tema Inovação e reuniu participantes do Brasil, Paraguai e Argentina
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar representaram a Unidade de Francisco Beltrão no Eninc (Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil), realizado em Foz do Iguaçu. Eles tiveram a oportunidade de discutir problemas ambientais da vida nas cidades, como questões da água, lixo, poluição e alto consumo de energia.
O Eninc foi criado em 2008 e hoje é destaque entre os principais eventos do país no setor da construção civil. Profissionais e acadêmicos da área de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo marcaram presença no evento, que trouxe palestras técnicas, painéis de debates e showroom, tendo como propósito principal o tema Inovação.
As novidades foram expostas aos públicos do Brasil, Argentina e Paraguai. Entre os temas abordados que fizeram sucesso estão ‘Aplicação de novas tecnologias voltadas ao uso do gesso’, ‘Novas técnicas de alvenaria estrutural em blocos cerâmicos’, ‘Alvenaria sustentável’, ‘Desafios da qualidade e da inovação para instalações hidráulicas prediais’, ‘O design de estruturas e as forças do vento’ e ‘Processador de entulhos no próprio canteiro’.
Outros temas também chamaram a atenção dos participantes: ‘Tecnologia, sustentabilidade e energias renováveis aplicadas à construção civil’, ‘Inovações em canis de venda no mercado imobiliário’, ‘Prevenção de catástrofes: o papel da engenharia’, ‘Projeto de viabilidade de cooperativa de compras para o Paraná’ e ‘Madeira Biossintética’, entre outros.
Os assuntos permearam por vários campos de atuação. O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Ageu Harloh, afirma que foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a profissão e atualizar-se sobre tendências em equipamentos e serviços: “Discutimos muito sobre o fato de o mercado da construção civil estar superaquecido, o que colocou em pauta muitas novidades; entre elas, tivemos oportunidade de conhecer o moedor de entulho que transforma resíduos em matéria-prima para contrapiso e a construção da ‘casa ecológica’, em Curitiba, duas importantes preocupações do homem com o impacto ambiental”.