UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Cursos participam de atividades do Dia Mundial do Diabetes

Publicado em: 17/11/2011 às 16:10

Ação envolveu Administração, Biomedicina, Sistemas de Informação, Enfermagem, Odontologia e Ciências Contábeis

Público recebe orientações em várias áreas da saúde
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
População teve a oportunidade de fazer exames gratuitos
Ação contemplou principalmente pessoas da terceira idade
Para entreter visitantes foram convidados os ‘sombras’
Estudantes de Odontologia contribuíram com evento preventivo
A coordenadora de Administração, professora Suziméri Pescador, posa com acadêmicas

No mundo, uma pessoa morre por causa do diabetes a cada oito segundos e a maioria não sabe que tem a patologia. Alerta é da Organização Mundial de Saúde. Para conscientizar sobre a importância da alimentação correta, atividade física e acompanhamento médico, Cascavel comandou a ação ‘Acerte o Alvo: Dia Mundial do Diabetes’, celebrado em 14/11.

No último sábado, na praça Wilson Jofre, estudantes e professores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, participaram de atividades com o propósito de aumentar o interesse mundial pelo conhecimento da doença. Cerca de mil pessoas foram orientadas.

O curso de Administração auxiliou na organização do evento; Biomedicina fez testes de glicemia; Sistemas de Informação cadastrou a população; Enfermagem aferiu a pressão arterial e avaliou o IMC; Odontologia orientou sobre câncer bucal; e Ciências Contábeis recepcionou o público. A parceria aconteceu via Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar.

A organizadora da ação, a endocrinologista Marise Vilas Boas, enfatiza o papel das secretarias de Saúde nesta importante mobilização, cujo objetivo foi trabalhar a prevenção, desenvolvimento do diabetes e complicação para quem é diabético.

A população foi contemplada com atendimentos nas áreas de oftalmologia, endocrinologia, nefrologia, psicologia, odontologia, educação em diabetes, diagnóstico nutricional e exames (de glicemia, pressão arterial e IMC). Em todos os estandes foram disponibilizados banners com orientações sobre a patologia.

Em caso de diagnóstico de diabetes, foi fornecido um vale-exame para confirmação em laboratório, seguido de encaminhamento para atendimento no Sisop (Sistema Gerencial do Orçamento Participativo).

A técnica de Enfermagem, Eliana Somariva, de Diamante do Sul, conta que vieram vinte pessoas do município e que a participação foi de grande valia, principalmente pela referência de Cascavel no âmbito da saúde: “Em nossa cidade marcar consulta na área de oftalmologia, por exemplo, é difícil, devido ao número restrito de vagas e, aqui, tivemos a oportunidade de fazer também exame de visão”.

Da mesma localidade, a aposentada Arlete Biazebetti, 68 anos, complementa que a ação é um incentivo para o paciente cuidar da saúde, além de demonstrar a preocupação de gestores com a comunidade. Ela é diabética e elogia a equipe de Enfermagem pelo acompanhamento da doença e visitas de rotina em sua residência.

Dona Jorgina dos Santos, 58 anos, também participou. Moradora da zona rural de Campo Bonito, ela conta que cortou do cardápio principalmente as cucas e, agora, se dedica a plantação de hortaliças. “Tenho diabetes e tomo remédio controlado”, disse Jorgina, que segue rigorosamente a indicação do médico e nutricionista.

Ação envolveu ainda os municípios de Jesuítas, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia, Nova Aurora, Cafelândia, Iguatu, Vera Cruz, Céu Azul, Anahy, Catanduvas, Corbélia, Capitão Leônidas Marques e Formosa do Oeste.

Redes sociais>