UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Desafio Sebrae: Unipar tem maior número de inscritos do Paraná

Publicado em: 11/11/2011 às 16:28

No ano passado, a conquista foi do 3º lugar. Agora, torce pelos bons resultados de seus estudantes

Representando a Unipar, professor Adriano Martins (ao centro) na edição do ano passado
Adriano Martins ao lado de Adriano e Vânia, do Sebrae/PR

A Universidade Paranaense – Unipar comemora um grande feito em prol da consciência empreendedora e do engajamento dos estudantes em atividades que unem o estudo e o exercício das competências profissionais: trata-se da primeira colocação no Estado, em número de participantes, para o ‘Desafio Sebrae 2011’.

Seguida da Universidade Estadual de Maringá, campeã em inscrições nos últimos dois anos, a Unipar inscreveu 1200 participantes, dos 14.564 em todo o Estado. Na edição de 2010, a Instituição já havia demonstrado o grande interesse de seus estudantes pelo jogo virtual mais ‘badalado’ do Brasil, ao conquistar a terceira colocação.

O feito foi reconhecido com premiação realizada durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, comandada pelo presidente do Conselho, Jefferson Nogarolli, na capital do Estado. O diretor executivo de gestão da extensão universitária da Unipar, professor Adriano Augusto Martins, representou a Universidade. Troféu e diploma foram concedidos em reconhecimento à conquista.

Para Adriano Martins, o elevado número de inscritos demonstra a busca dos estudantes pelo exercício dos conhecimentos em empreendedorismo e também, o apoio dos diretores das Unidades e seus coordenadores de curso, “uma vez que, como disse ao receber o prêmio, a Unipar é dirigida por pessoas empreendedoras, que acreditaram num sonho, capacitaram-se e transformaram esse sonho em uma das maiores Universidades do Estado”.

Destaques em 2010

Além de conquistar a terceira colocação em número de inscritos no Estado, no ano passado, a Unipar também comemorou os bons resultados de uma de suas equipes: Ewerton Leandro, de Educação Física, Paulo Celso de Brito Júnior, Rayane Marcossi Garret e Tiago Barroso Marquezini, de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, acompanhados da estudante de Tecnologia Ambiental da UEM, Camila de Castro Mozena Cavalcante, superaram as etapas iniciais e chegaram à final estadual do Desafio, realizado na Mansão Palhano, em Londrina.

Orientada pelo professor Leonardo Delgado, do curso de Comunicação Social, a equipe, nomeada ‘SDV’, teve a missão de gerenciar uma empresa fabricante de instrumentos musicais. O desempenho e a visão empreendedora levaram os futuros profissionais longe. Juntos, eles conquistaram o quinto lugar na final estadual.

O Jogo

Considerado o maior jogo de empreendedorismo do mundo, é promovido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A proposta, segundo dados do Desafio, é disseminar a cultura empreendedora entre os estudantes, difundir conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolver a capacidade gerencial para conduzir pequenos e médios negócios.

Dividido em cinco fases, o desafio consiste em etapas virtuais (três) presenciais (duas). Nas três primeiras, as equipes divididas em chaves jogam via internet, competindo com participantes de seu Estado. Os classificados enfrentam então as presenciais, semifinal e final nacional, onde a estrutura do jogo muda, sendo adotado o regime de imersão. Este ano, a final nacional acontece em Brasília/DF (entre 18 a 23/11). Nesta edição, o Desafio propôs como tema a indústria de bicicletas, por se caracterizar como um produto interessante do ponto de vista da ficção do jogo e por ser um meio de transporte ecologicamente eficiente.

Os participantes devem tomar decisões que compreendem os setores de recepção, desenvolvimento de produtos, gestão de produção, recursos humanos, design, sala de reunião da diretoria e oficina. Todas as atividades e decisões realizadas pelas equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado são avaliadas por meio de um software de gerenciamento. As decisões são comparadas com as dos concorrentes e resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, tais pontuações são acumuladas e utilizadas para gerar o ranking. Os vencedores da final nacional ganharão uma viagem internacional de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Redes sociais>