Você está aqui: Notícias > Com mais de mil participantes, Unipar promove Encontro de Iniciação Científica
Com mais de mil participantes, Unipar promove Encontro de Iniciação Científica
Publicado em: 10/11/2011 às 17:04
Evento possibilitou interação entre pesquisadores. Mais de oitocentos trabalhos foram apresentados
Com intuito de promover a integração entre pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia, a Universidade Paranaense – Unipar realizou o 10º Encontro de Iniciação Científica e 10º Fórum de Pesquisa (entre 27 e 28/10).
Realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação), via Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), o evento contou com 1078 inscrições e 861 trabalhos apresentados em forma oral e em painel, superando os números da edição anterior. Pesquisadores das sete Unidades da Unipar e de outras instituições de ensino participaram.
Na abertura oficial, a professora Débora Sant’Ana, da UEM, foi convidada para ministrar o tema ‘Iniciação Científica e Desenvolvimento Cerebral’. Em seguida, os organizadores entregaram certificado aos autores dos 18 trabalhos que receberam o melhor conceito durante avaliação. A noite terminou com uma apresentação teatral da trupe do Circo Teatro Sem Lona, de Maringá.
Além da maratona de apresentação de trabalhos, minicursos também integraram as atividades. ‘Currículo Lattes’, ‘Bioenergética e Exercício Físico’ e ‘Cooperativismo: a transição e os desafios da competitividade’ foram os temas abordados.
“O encontro tem por objetivo difundir o resultado de pesquisas realizadas por nossos estudantes, dando a eles a oportunidade de despertar o senso crítico, de aprender ainda mais sobre redação científica e de trocar ideias com outros pesquisadores”, destaca a coordenadora do Copic, professora Cristiane Vicentino Benato.
Na sua avaliação, o evento alcançou os objetivos: “A qualidade dos trabalhos avaliados e das apresentações superaram as nossas expectativas. Todos os autores, pesquisadores, professores e estudantes estão de parabéns!”.
O diretor do DEGPP, professor Régio Toesca, divide a mesma opinião. “Este ano tivemos um número de inscritos que foi muito além do esperado; isso prova a credibilidade do Encontro”, ressalta, acrescendo que “o encontro está consolidado e traduz os resultados do esforço da pesquisa na Unipar, tanto dos orientadores quanto dos acadêmicos. É um momento em que todos podem discutir seus temas de investigação, as dúvidas, incertezas e o sucesso dos resultados”.
Eventos paralelos
Em paralelo às apresentações de trabalhos foi realizado o 10º Fórum de Pesquisa, que teve foco discutir as metas e funcionamento da pesquisa, além de linhas e nucleação de projetos. Os pesquisadores debateram sobre questões envolvendo a pesquisa, a pós-graduação e a iniciação científica. ”O evento abre oportunidade para que todos se conheçam, discutam a integração de projetos e apresentem suas dúvidas ou críticas”, enalteceu Toesca.
Durante os eventos, a Unipar recebeu membros do Comitê Externo de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A comissão organizadora recebeu as professoras doutoras Terezinha Suidzinski e Terezinha de Oliveira. Em reunião com integrantes do Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica) e do Copic (Coordenadoria da Pesquisa e Iniciação Científica) da Unipar, as professoras visitantes avaliaram trabalhos dos 16 bolsistas do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), custeado pelo CNPq.