UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Psicologia discutem sono e inteligência em seminários

Publicado em: 10/11/2011 às 14:15

Linguagem, memória e aprendizagem também foram assuntos abordados pelos grupos

A acadêmica Mayara da Silva fala sobre Síndrome da fadiga crônica relacionada ao sono
Grupo apresenta seminário na disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano
Grupo apresenta seminário na disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano
Grupo apresenta semGrupo apresenta seminário na disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano
Grupo apresenta seminário na disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano
Grupo apresenta seminário na disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano
Acadêmica explica relação dos neurônios com a memória e aprendizagem
Professora Renata Gluzezak avalia trabalhos
Turma assiste apresentações sobre inteligência, sono, memória e aprendizagem e linguagem

Para obter aprendizado concreto, docentes buscam formas dinâmicas de assimilação do conteúdo. Neste bimestre, a professora Renata Gluzezak propôs à turma do primeiro ano de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, unidade de Cascavel, a apresentação de seminários, que envolveram os temas sono, inteligência, linguagem, memória e aprendizagem.

A metodologia cumpriu metas da disciplina de Bases Biológicas e Genéticas do Comportamento Humano. A professora explica que o objetivo, além da exposição de conteúdos, foi desenvolver habilidades e competências que se farão indispensáveis para à continuidade da vida acadêmica e profissional, como a exposição de ideias, capacidade de manter argumentos, postura e segurança.

“As temáticas têm implicações diretas no comportamento e na subjetividade do sujeito e, a partir de aspectos estudados, amplia-se a compreensão científica do comportamento humano, que a Psicologia propõe conhecer e intervir”, enaltece.

A professora entende que o homem é um ser biopsicossocial e enfatiza que os aspectos neurofisiológicos têm implicações significativas na composição do comportamento, o que justifica a importância da matéria para a formação do psicólogo.

O acadêmico Márcio de Mattos elogiou a iniciativa: “O rigor da metodologia nos induziu a estudar com tamanho empenho a ponto de que nos sentíssemos seguros quanto ao domínio do tema e também explorou nossa desenvoltura em público, o que é importante em função da futura carreira”.

Para o estudante, foi ainda um momento de autoconhecimento e autoanálise. “A experiência foi boa e, ao mesmo tempo, assustadora; percebi o quanto estamos suscetíveis aos erros, já que, apegados à teoria, nos chocamos com a prática. Também me lembrei de como o tempo passa rápido quando estamos no palco, disse Márcio”.

Sobre as apresentações, a docente relata que a proposta didática apresentada inicialmente pareceu desafiadora, mas, ao final das apresentações, tornou-se surpresa. “Pude perceber o quão enriquecedor foi para a turma, alcançando os objetivos com sucesso”, afirma.

Redes sociais>