Você está aqui: Notícias > Cianorte: Projeto ensina técnicas para gerenciar finanças familiar
Cianorte: Projeto ensina técnicas para gerenciar finanças familiar
Publicado em: 10/11/2011 às 10:41
Desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis, atende colégios, associações e comunidades
Com o intuito de desenvolver o sistema prático de como realizar com qualidade os controles financeiros pessoais, apresentar formas adequadas de informação gerencial para haver controles financeiros pessoais e administrar a vida com qualidade e tranquilidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos estudantes a chance de participação em atividades práticas voltadas ao tema, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promove o projeto ‘Gerenciamento Pessoal e Familiar de Finanças’.
O coordenador, professor Wagner Luiz Marques, explica que o projeto tem cunho sociocultural e leva os estudantes a maior compreensão da realidade das pessoas abordadas em relação ao controle financeiro pessoal e a interpretar os problemas socioeconômicos que afetam família, empresas e as pessoas, individualmente.
O objetivo principal, segundo ele, é alertar as pessoas beneficiadas para que se empenhem em melhorar a utilização dos potenciais pessoais na promoção de relações financeiras, melhorar a cultura organizacional, pessoal e familiar em recursos humanos e fazer com que passem a controlar e praticar a independência financeira, fundamentos básicos de finanças, investimentos, empréstimos e financiamentos, gerenciamento de despesas e riscos e implementação da gestão financeira.
A atividade reúne estudantes de Ciências Contábeis e Processos Gerenciais na realização do levantamento das dificuldades que as organizações enfrentam e, subsequentemente, as pessoas que vivem em dificuldade por não saberem controlar o orçamento, o seu ganho e aplicação adequada. Os graduandos também ministram palestras de conscientização.
Marques informa que, para entrar no projeto, os estudantes precisaram passar por treinamento, pautado no livro ‘Enriqueça sem Perder o Valor e a Dignidade’ (de autoria do professor). Foram quatro encontros, com quatro horas de duração cada. “Queremos realizar um trabalho de conscientização utilizando a pesquisa como base e acessível, possível de ser concretizado em todas as fases”, pontua Marques.
Ao longo do ano, o projeto atendeu a comunidade interna da Unipar e a externa. Entre os beneficiados com palestras e outras atividades do projeto, estão o distrito de Vidigal, Bairro Seis, Assudev (Associação de Surdos e Deficientes Visuais de Cianorte), os colégios Drumond e Estadual de Cianorte, a empresa Caleffe Pneus e a Associação Assistência Rainha da Paz.
E entre os temas são priorizados ‘Independência Financeira’, ‘Fundamentos Básicos de Finanças’, ‘Investimentos’, ‘Empréstimos e Financiamentos’, ‘Gerenciamento de Despesas e Riscos’ e ‘Implementação da Gestão Financeira’. “O projeto busca se inteirar das necessidades das empresas, associações de bairros e instituições, de seus colaboradores e famílias e ajudá-los a se educarem para um bom controle financeiro pessoal e, por consequência, um bom planejamento de gastos, executável, de fácil entendimento”, enaltece Marques.