Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Farmácia promove visita técnica à Cocamar Sucos
Paranavaí: Farmácia promove visita técnica à Cocamar Sucos
Publicado em: 09/11/2011 às 16:48
Atividade integra disciplina de Tecnologia de Alimentos e possibilitou conhecimento do processo produtivo dos sucos
A turma do 4º ano do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou visita técnica à Cocamar Sucos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes oportunidade de complementação de conhecimentos. A atividade integrou a disciplina de Tecnologia de Alimentos, ministrada pelo professor Romir Rodrigues.
A Cocamar é empresa pioneira na produção de suco de laranja concentrado no Estado, operando desde o ano de 1994. A indústria possui capacidade para operacionalizar mais de sete milhões de caixas de laranja por safra, comercializando 95% de sua produção no exterior. “A indústria, que se posiciona entre as mais modernas do mundo, é detentora do certificado SGF – Associação Alemã de Proteção às Indústrias de Sucos de Frutas na Europa, que atesta a qualidade dos sucos que são comercializados em toda a Europa”, informa o professor, ao justificar a importância da visita técnica.
Na empresa, a turma da Unipar foi recebida pela colaboradora Camila Queiroz Daminelli e pela responsável técnica do controle de qualidade, ex-aluna da Unipar, Lidiany Spoladore Capato. Durante a visita, os estudantes puderam observar todo o processo produtivo do suco, desde o recebimento da laranja, laboratório de controle de qualidade primário, limpeza, extração, filtração, centrifugação, pasteurização, concentração, embalagem e armazenamento em câmara fria.
Também verificaram parcialmente a produção do óleo limonene (utilizado em perfumaria). Para Rodrigues, com esta experiência é possível vivenciar as dimensões dos processos de fabricação em escala industrial: “As aulas práticas são de suma importância para o farmacêutico generalista, pois são nestes momentos que o graduando se depara com o futuro ambiente de trabalho e, assim, através da vivência prática, tem uma melhor visão do próspero mercado de trabalho”.
Para o professor, a visita foi essencial também para a real compreensão dos processos de industrialização dos produtos da laranja, incluindo o processo envolvendo reaproveitamento da água obtida da concentração para alimentar todo o parque industrial, fortalecendo a sustentabilidade da empresa na proteção do meio ambiente e recursos hídricos. “As visitas técnicas agregam valor ao currículo do estudante, pois pode correlacionar os conteúdos teóricos aprendidos com a vivência prática, enriquecendo o aprendizado”, ratifica.