Você está aqui: Notícias > TCC foca responsabilidade social e ajuda ONG de Umuarama
TCC foca responsabilidade social e ajuda ONG de Umuarama
Publicado em: 07/11/2011 às 17:32
Realizado por estudantes de Comunicação Social, o trabalho sugere ações para a Gup Vida
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é considerado o principal desafio do formando. É na fase de planejamento e execução dele que o estudante coloca em prática o que aprendeu durante sua graduação e defende perante professores e colegas seu objeto de estudo. Esse momento, em Umuarama, é ansiosamente aguardado também por empresas e instituições, pois muitas abrem as portas para os universitários desenvolver seus estudos.
Só no curso de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda da Unipar, neste ano, cinco foram contempladas e poderão acompanhar a apresentação dos TCCs hoje e amanhã, em bancas abertas ao público, que acontece no teatrinho do Câmpus Tiradentes.
Um deles se destaca pelo cunho social. Trata-se do trabalho da Agência Tática (nome fictício), composta pelos formandos Guido Franchini Neto, Lais Latrônico Alvarenga, Nayara Nabhan e Sérgio Daniel Avrella.
O grupo desenvolveu campanha para uma ONG, pouco conhecida no município, que presta assistência a portadores de HIV: o Grupo União Pela Vida ou ‘Gup Vida’. A ONG, criada em 2000, oferece apoio a pessoas portadoras do HIV/AIDS e desenvolve ações para informar a população sobre a doença e para reforçar a autoestima destas pessoas, incentivando-as a tomarem atitudes, lutarem contra o isolamento e melhorar sua condição de vida.
Para desenvolvimento dos trabalhos, mantém uma ‘casa de apoio’, onde portadores e familiares recebem ajuda psicológica, jurídica e alimentar, além de servir como lugar de passagem para mulheres portadoras. “Atualmente, mais de sessenta pessoas são atendidas por mês”, informa Avrella.
Ao justificar a escolha do tema, o estudante diz que sua equipe não quis realizar um TCC “meramente comercial”: “Buscamos o desafio de fazer um trabalho que fosse útil para alguém que realmente precisasse. Comentei nossa intenção com uma amiga, Poliana Sperandio [ex-aluna do curso], que trabalha lá, e ela sugeriu a Gup. Na hora topamos, acreditando que seria um tema interessante e totalmente sintonizado com nossas ideias”.
Outro desafio, segundo o grupo, é o fato de o cliente não ter verba para comunicação. “Isso é verdade: verba zero para comunicação”, exclamam, comentando que o auxílio financeiro repassado pelo Governo Federal só cobre as despesas básicas da casa.
Para ajudar a ONG a angariar fundos, uma das ações propostas pelos formandos é a ‘Feira União Pela Vida’, onde serão comercializadas calças jeans, de grandes marcas, por valores menores: “Esperamos que ela aconteça no próximo ano”. Também traçaram planos para a difusão de informações sobre a ONG: “O que pretendemos é torná-la mais conhecida na cidade, para que os que precisarem saibam onde encontrá-la e para que, também, possa receber mais ajuda”.
O grupo se diz satisfeito com os resultados que o trabalho tem gerado e por poderem ajudar a quem precisa. “Todos os TCCs de Comunicação poderiam ser assim. As ONGs precisam e normalmente não têm verba para este propósito”, defende Avrella.
O coordenador do curso e orientador do grupo, professor Rodrigo Oliva, apoia a iniciativa: “Acho importante que os estudantes vivenciem a prática da comunicação como um foco social. A propaganda cumpre esse papel, que é o de promover ações que mobilizam a sociedade. Os graduandos se sensibilizarem com isso faz com que compreendam outros mecanismos de comunicação relacionados ao Terceiro Setor, tão discutidos atualmente”.
Ele também vislumbra bons resultados após o término do trabalho: “Acredito que a união, que de certa forma está presente no discurso da campanha criada pelos estudantes, contribuirá para a atuação da ONG no cenário de Umuarama e para que seus projetos se tornem mais conhecidos”.
SERVIÇO Apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o Grupo União pela Vida – amanhã, 17h, no auditório do Câmpus Tiradentes; aberta à comunidade. A ONG está localizada na Avenida Rondônia, 3645.
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
O TCC é resultado da disciplina de Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda. “A disciplina tem como objetivo avaliar a produção de um trabalho de conclusão de curso. Ela é totalmente prática e resulta na criação de uma campanha de comunicação publicitária para uma empresa”, explica o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva. Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes precisam se dividir em grupos e criar uma agência de publicidade e propaganda fictícia e atender um cliente real para realizar o desenvolvimento de campanha.
Um convênio entre Universidade e cliente também precisa ser firmado. “Esse convênio é obrigatório, certifica e garante que a empresa a ser estudada nos repasse informações e esteja disponível para que seja estudada”, informa o coordenador. No decorrer do ano, o TCC passa por diferentes avaliações, ou seja, cada etapa precisa ser apresentada para banca. A última apresentação, logicamente, é a mais importante: é aberta para outros estudantes do curso, professores, familiares e clientes.