UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Projeto de Farmácia conscientiza sobre parasitismo infantil

Publicado em: 07/11/2011 às 15:31

Equipe também pesquisa intensidade de infecções parasitárias intestinais

O professor Romir Rodrigues durante uma das palestras realizadas
O professor Romir Rodrigues durante uma das palestras realizadas

Com o intuito de integrar o aluno no meio universitário, os cursos da Universidade Paranaense – Unipar desenvolvem diversos projetos. Em Farmácia, no Câmpus Paranavaí, um deles é o projeto ‘Ações sanitárias preventivas em parasitismo infantil nos centros de educação infantil municipal de Paranavaí/PR’, coordenado pelo professor Romir Rodrigues.

O projeto tem por objetivo conhecer e verificar a intensidade de infecções parasitárias intestinais em crianças com idade entre cinco meses a seis anos, que frequentam centros de educação infantil filantrópicos e municipais. “A verificação dos enteroparasitas serão realizadas no laboratório de parasitologia da Unipar. Todas as atividades serão supervisionadas por mim”, informa Romir Rodrigues.

“Nas palestras, são divulgados os resultados dos exames parasitológicos. Diante dos parasitas encontrados, são desenvolvidas palestras com o cunho informativo sobre prevenção de enteroparasitoses”, explica o professor.

Dentre as ações, o projeto inclui medidas sanitárias e preventivas, por meio de palestras aos cuidadores, funcionários e pais dos alunos de cada centro. Este ano, o projeto conta com o auxilio do médico Hélio Martins, que executa consultas todas as semanas no centro de educação infantil, promovendo o tratamento das crianças portadoras de patologias diversas, entre elas, as enteroparasitoses.

Para Romir Rodrigues, o projeto se consolida e se fortifica em duas vias: a do aprendizado e interação com a comunidade, proporcionado ao estudante que participa, bem como, a sociedade que reconhece a capacitação do profissional farmacêutico nas análises clínicas e prevenção de doenças.

Redes sociais>