Paranavaí: Sistemas de Informação realiza oficina de Modelagem Orientada
Publicado em: 04/11/2011 às 15:00
Atividade visa capacitar estudantes para análise e projeto de sistema no desenvolvimento de software
Com o objetivo de capacitar os estudantes para etapa primordial do desenvolvimento de software, a de análise e de projeto de sistema, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Paranavaí, realizou a oficina ‘Modelagem Orientada a Objetos para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação’. As atividades foram coordenadas pela professora Késsia Rita da Costa Marchi.
Segundo a docente, a tarefa de desenvolver um software que atenda as reais necessidades de uma organização vai além da simples tarefa de programação. A etapa primordial para o desenvolvimento é a análise e projeto de sistema.
“Nessa fase, é necessário fazer o uso da aplicação de um padrão que proporcione ao desenvolvedor a explicitação clara dos objetivos desse software e que também proporcione a conversão dessa estrutura em diagramas com funções específicas e, consequentemente, em um produto computacional, por meio da implementação. Foi para capacitar nossos alunos nesta etapa tão essencial, que promovemos a Oficina”, argumenta.
A atividade consiste em apoiar os estudantes no desenvolvimento da etapa, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, os capacitando a utilizar paradigmas, técnicas e ferramentas adequadas para a modelagem de sistemas, orientado a objetos aplicados na prática profissional ou acadêmica.
A Oficina está em sua segunda edição e já proporcionou atendimento individual a aproximadamente quarenta graduandos. “A participação na oficina permite auxiliar os alunos no uso de um padrão de modelagem, como a UML (Linguagem de Modelagem Unificada), ocasionando aos participantes do projeto um aumento na produtividade e no desenvolvimento de aplicações computacionais”, destaca a professora, adiantando que já está prevista a realização de uma nova edição, no ano que vem.
Oficina de Programação
Além da ‘Oficina de Modelagem Orientada a Objetos para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação’, a professora Késsia Rita da Costa Marchi também desenvolve o projeto ‘Oficina de Programação’, que proporciona aos estudantes a vivência de atividades pertinentes à gerência de projetos, levantamento e análise de requisitos e desenvolvimento de software.
O projeto é direcionado a estudantes de todas as séries e trabalha temas como ‘Gerência de Projeto de Software’, ‘Gerência de Escopo’, ‘Gerência de Tempo’, ‘Gerência de Qualidade’, ‘Gerência de Recursos Humanos’, ‘Gerência de Comunicação’, ‘Gerência de Integração’, ‘Análise e Projeto de Software’, ‘Diagrama de Caso de Uso’, ‘Diagrama de Classes’, ‘Diagrama de Sequência’, ‘Mapeamento Objeto-Relacional’, ‘Diagrama Entidade e Relacionamento’, ‘Dicionário de Dados’ e ‘Projeto Procedimental’.
“Considerando que o perfil do curso está inserido em um ambiente dinâmico – como o tecnológico – os avanços são inevitáveis. A cada nova tendência, mudanças e adaptações são necessárias, logo, é de extrema importância para o curso oferecer condições para os estudantes desenvolverem suas capacidades e se atualizarem”, pontua a docente. Para a professora, a participação “enriquece a formação e agrega valores”.