Umuarama: Ciências Contábeis promove o 5º Seminário de Gestão de Custos
Publicado em: 03/11/2011 às 14:03
O evento trouxe o professor da USP Nilton Cano Martin; prefeito Moacir Silva também palestrou
Mostrar exemplos reais de empresas que trabalham custos como ferramenta de gestão. Foi com esse propósito que o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, promoveu o 5º Seminário de Gestão de Custos. Organizado pela equipe do projeto de extensão universitária Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos), o encontro reuniu cerca de 450 estudantes, professores e profissionais (em 06/10).
Graduandos do curso de Gestão Comercial também participaram. Para abrir o Seminário foi convidado o proprietário da Construtora e Imobiliária Morena e prefeito de Umuarama, Moacir Silva. Falando sobre gestão de custo, o empresário traçou um perfil do seu lado empreendedor e de sua experiência na área.
“Para se apurar o custo de um empreendimento é preciso levar em conta vários fatores, entre eles, fazer uma pesquisa de mercado e um bom planejamento contábil e administrativo”, destacou.
Em seguida, o consultor e professor doutor Nilton Cano Martin, da USP, repassou aos participantes informações sobre o tema ‘Gestão Estratégica de Custos com ênfase em Redução de Custos’. Com mais de 30 artigos publicados no Brasil e exterior, Martin é também conferencista e coordenador de seminários em instituições nacionais e internacionais, onde já realizou inúmeras palestras sobre governança corporativa.
“O Seminário atingiu os objetivos esperados, pois abordou a importância da eficiência na gestão dos custos de produção como instrumento de auxílio ao processo gestão”, ressaltou o coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos, acrescentando que o evento também busca o contato com a prática, aproximando os estudantes de profissionais experientes.
Para o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, “a atividade propiciou reflexão perante um dos componentes mais importantes dentro da gestão empresarial: os custos. O tema foi abordado com propriedade e exemplos práticos pelos palestrantes, que enfatizaram as ferramentas na redução estratégica de custos e, em especial, os desperdícios que ocorrem nos processos produtivos”.