Acesse o vídeo e ajude estudantes a concorrer a viagem para Inglaterra
Publicado em: 06/11/2009 às 10:00
O grupo, de cinco estudantes e um professor orientador, do curso de Medicina Veterinária, participa desde o início do ano do ‘Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal’. Os estudantes estão na última etapa e precisam da colaboração da comunidade acadêmica
Dedicação e compromisso são as características da equipe ‘São Francisco’, composta por cinco estudantes e por um professor orientador de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Umuarama. O grupo está na fase final do ‘Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal’.
O concurso, promovido pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals), tem como objetivo difundir os conceitos de bem-estar animal e estimular formas alternativas de criação.
A equipe da UNIPAR está na última fase do concurso. Para chegar a esta etapa, eles passaram por uma série de atividades teóricas e práticas e tiveram que cumprir prazos, estabelecidos pelo regulamento. Um dos requisitos foi atribuir um nome de identificação da equipe: a turma escolheu São Francisco, por ser o santo protetor dos animais e também por ser o padroeiro de Umuarama.
Nesta última fase, uma das provas era produzir um vídeo, relacionado ao tema, e postar no youtube. O vídeo mais acessado até o dia 19 de novembro ganhará pontuação.
Para isso, os estudantes precisam da ajuda de toda a comunidade acadêmica. Eles pedem para que acessem o link do vídeo no endereço www.youtube.com/watch?v=LdVNau4P-8w .
“Esse concurso engaja os acadêmicos e acrescenta conhecimentos para a reflexão sobre o bem-estar animal. Além disso, se ganharmos, teremos a oportunidade de propagar o nome da UNIPAR no exterior”, ressalta o coordenador do grupo, professor Luiz Sérgio Merlini.
Na votação, ele chama a atenção para um detalhe importante: as pessoas que acessarem não devem clicar em ‘vídeos relacionados’, pois estarão ajudando as equipes concorrentes; devem entrar somente no link do grupo.
Para o acadêmico Lucas Parra de Souza, concorrer ao Prêmio é uma boa oportunidade para conhecer mais o trabalho da WSPA, sobre a atuação no Brasil e em outros países.
“Estou aprendendo muito, pois estamos em constante contato com artigos, reportagens e vídeos que a WSPA disponibiliza. Participar deste projeto é uma maneira de nos atualizar sobre o assunto, sendo um grande diferencial para nossa formação acadêmica, pois acredito que a tendência é implantar políticas de bem-estar animal em todas as situações que envolvam animais”, diz o estudante.
Além de Medicina Veterinária, também participam do concurso equipes dos cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia de várias IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil.
O grupo colocado em primeiro lugar ganhará uma viagem para o Reino Unido, onde visitará a sede da WSPA, em Londres, e a fazenda-modelo da WSPA e FAI (Food Animal Initiative), na cidade de Oxford, além de instituições de renome da área do bem-estar animal. O segundo e terceiro colocados farão jus a vale-livros nos valores de R$ 1.000,00 e R$ 500,00, respectivamente.