UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Pontes de Macarrão animam Jornada de Engenharia Civil

Publicado em: 25/10/2011 às 13:50

Concurso levou estudantes a construir pontes utilizando espaguete

Equipe 9 foi a campeã do concurso
Durantes as provas, as pontes passaram por teste de resistência de força
Durantes as provas, as pontes passaram por teste de resistência de força
Para a ‘construção’ das pontes, os estudantes foram divididos em equipes
Professora Ezilda Jacomassi com participantes da Mostra Científica
Estudantes de todas as séries prestigiaram a Mostra Científica
Estudantes de todas as séries prestigiaram a Mostra Científica
Estudantes de todas as séries prestigiaram a Mostra Científica

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar participaram, recentemente, de uma animada disputa. O concurso ‘1º Pontes de Macarrão’ encerrou as atividades da 2ª Jornada Acadêmica da graduação.

Durante a competição, as turmas foram divididas em equipes e a cada uma coube a tarefa de construir uma ponte utilizando espaguete, com um metro de vão livre e peso máximo de 750 gramas.

Com direito à torcida dos colegas, as provas aconteceram no Câmpus Tiradentes, onde todas as pontes passaram por um teste de resistência de peso. A ponte da equipe 9 suportou 47 quilos e foi a vencedora. O grupo receberá uma placa comemorativa com os nomes dos alunos que integraram a equipe.

De acordo com o coordenador do curso, professor Everley Câmara, o concurso oferece aos estudantes a oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula. “É um meio de motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades que permitam a aplicação de conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos para resolver problemas de engenharia”.

Segundo ele, a iniciativa é realizada por várias IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil e do exterior. “O concurso foi um sucesso e, por isso, pretendemos realizar todos os anos. Com a experiência adquirida pelas equipes, esperamos que nas próximas edições as pontes tenham resistências ainda maiores”.

Durante a Jornada, os estudantes também assistiram a palestras e oficinas. O engenheiro Alexsander Maschio, da Associação Brasileira de Cimento Portland, ministrou o tema ‘Alvenaria Estrutural’. Já o representante da Gerdau, Renato Braga Neto, discutiu com os estudantes sobre as novas tendências da construção civil.

As atividades continuaram com a palestra do engenheiro da Votoran, Marcelo Cruz Nicolau, que abordou o tema ‘Argamassas e Impermeabilizantes de Alto Desempenho’. Para falar sobre ‘Reforço Estrutural’ foi convidado o engenheiro Vlademir Ferrari.

O curso também realizou a 1ª Mostra Científica. Os temas apresentados foram resultado de um trabalho realizado com os acadêmicos do terceiro ano, sob orientação da professora Ezilda Jacomassi, na disciplina Metodologia da Pesquisa.

Na forma oral, o grupo apresentou 11 temas pertinentes à área. Dentre eles, ‘Reciclagem de Resíduos na Construção Civil’, ‘Estudo de Inibidores de Corrosão no Concreto Armado’, ‘Patologias em Edificações’ e ‘O Uso de Materiais Reciclados em Calçamento Urbano’.

“Essa Mostra tem como foco principal inserir o estudante no aprofundamento do conhecimento por meio de experiências científicas, as quais irão contribuir imensamente em sua formação acadêmica”, ressaltou a professora.

Redes sociais>